quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Alguns pressupostos da teoria de Decroly


Trabalho com educação infantil, onde as aprendizagens ocorrem nas sutilezas do cotidiano. Conforme as Diretrizes Nacionais da Educação Infantil (2009, p. 25): “As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira [...] 
A revista Nova Escola (2018) coloca que os conceitos de necessidade e interesse são fundamentais na teoria decrolyana. A necessidade gera interesse e só este leva ao conhecimento. Além disso, coloca as quatro necessidades básicas dos seres humanos: comer, abrigar-se, defender-se e produzir. E, por fim explica que as atividades nesta perspectiva têm por objetivo desenvolver três atributos: a observação, a associação e a expressão.

Bibliografia:
DECROLY, Ovide. O primeiro a tratar o saber como um sóDisponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1711/john-dewey-o-pensador-que-pos-a-pratica-em-foco>. Acesso em 24 jul 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.



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