Penso
que as inovações pedagógicas são ações de grande relevância nos contextos
educacionais- do ensino básico ao superior. Todavia, há uma certa lacuna nessa
parte por falta de conhecimento ou de vontade de alguns docentes que se
encontram cristalizados em seus saberes e práticas. Por vezes, sair do terreno
conhecido e se arriscar em novas práticas utilizando a ampla gama de
tecnologias disponíveis, hodiernamente, nem sempre é tarefa fácil.
Conforme Cunha (2004, p.11)
A
alternativa escolhida para uma intervenção que valorize a prática pedagógica
inovadora do professor, foi a pesquisa. Acreditamos que a investigação pode, ao
mesmo tempo em que produz conhecimentos, favorecer a formação. Isso porque o
professor, ao ser instigado a falar sobre suas concepções e experiências,
organiza seu pensamento e utiliza a narrativa como processo reflexivo.
Referência:
CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário