Lev
Semenovich Vygotsky- formado em Direito (1896-1934), foi outro importante
teórico que contribuiu com a educação. Acreditava que o desenvolvimento da
estrutura cognitiva humana é um processo que acontece na apropriação da
experiência histórica e cultural.
O desenvolvimento
e aprendizagem são processos concomitantes, independentes e recíprocos.
Concebia o homem como sujeito de seu conhecimento, não tem acesso aos objetos e
eventos. Este acesso é mediado pela linguagem.
O
professor, em sua teoria, é visto como o mediador do processo
ensino-aprendizagem. A ação docente acontece dentro da Zona de Desenvolvimento
Proximal. Para isto é necessário que o professor conheça os saberes dos alunos,
planejar o processo de aprendizagem com o objetivo de atingir o potencial do
aluno em um processo de construção do
conhecimento.
O
professor nunca deve abrir mão da reflexão sobre sua prática pedagógica e deve
encorajar o aluno a assumir a responsabilidade por sua própria aprendizagem.
![Resultado de imagem para vygotsky](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8f/Lev_Vygotsky_1896-1934.jpg/190px-Lev_Vygotsky_1896-1934.jpg)
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