quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Henry Wallon


Na interdisciplina de Linguagem e Educação estudamos a teoria de Henri Wallon, pesquisador e professor francês (1879-1962). Este acreditava que o desenvolvimento cognitivo e afetivo acontece em estágios de maneira descontínua, a partir do potencial genético, inerente a espécie, e a fatores ambientais e socioculturais. Os estágios são: Impulsivo-emocional; Sensório-motor e projetivo; Personalismo; Categorial; Puberdade e Adolescência.
Postulou que o desenvolvimento e a aprendizagem são diretamente influenciados pelos aspectos culturais e orgânicos de cada indivíduo. E, enquanto sujeito de seu conhecimento, o homem não tem acesso direto aos objetos  e eventos. Este acesso é mediado pela afetividade.
Ao professor e a escola cabe conhecer o contexto no qual a criança está situada, a sua história, pois isto trará maior possibilidade de compreensão da inter-relação entre o desenvolvimento dos domínios afetivo, cognitivo e motor.


Resultado de imagem para henri wallon

Nenhum comentário:

Postar um comentário