terça-feira, 31 de julho de 2018

Desafios da docência

Um dos grandes desafios do professor é o de trabalhar para que seus alunos se autorizarem a criar, a inventar, a ser autor de sua própria história e, portanto, da sua aprendizagem. Nesse sentido, é fundamental propiciar momentos diversificados com uma infinidade de materiais para que os discentes inventem seus repertórios, sem a tarja do “certo ou errado”. Desta forma, criar espaços democráticos e com liberdade de pensamento e expressão é imprescindível para que os sujeitos da aprendizagem se tornem livres em nos seus modos de ser e agir no mundo.
Propostas ricas e diversificadas com um forte componente lúdico. A priorização das interações e brincadeiras, o faz de conta, a fantasia, o jogo simbólico. Do mesmo modo, incentivá-los, a gradativamente, a construírem sua autonomia nas atividades cotidianas, de modo que concebam o adulto como alguém que está ali para facilitar seu processo de aprendizagem, mas não fazer por ele.
Deixar em nossas crianças a marca do afeto, da escuta, do olhar diferenciado, da empatia é outro fator que considero relevante. Nesse sentido, o professor exerce um papel fundamental, de acolher as diferentes crianças e infâncias que chegam nas creches e pré-escolas, dentro das suas especificidades. Escutar as crianças dentro de seus anseios e necessidades, olhando-as a partir das suas singularidades, seus interesses, desejos me parece fundamental quando se quer construir uma educação de qualidade.

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