Tosto
(2018) considera que uma escola democrática se baseia em princípios
democráticos, na democracia participativa, dando direitos de participação
iguais para estudantes, professores e funcionários. Os alunos são os atores
centrais do processo educacional, enquanto os adultos surgem como facilitadores
das atividades do processo educacional, de acordo com interesse dos estudantes.
É aquela que abre um espaço de escuta para os grandes
protagonistas do processo de aprendizagem: os alunos. Por trás de um aluno
desatento, pouco interessado ou desleixado há toda uma história de vida e
processos singulares que os tipificam enquanto sujeitos único.
Nesse sentido,
considerar a cultura dos educandos, seus conhecimentos prévios é fundamental.
Pensar
em estratégias de avaliação que realmente contemple o processo de construção
dos educandos e não somente o produto final, me parece imprescindível. Para
além das provas que medem apenas o quantitativo, atribuem e notas e valoração
aos sujeitos, precisamos encontrar meios que efetivamente valorizem a
caminhada, as trocas, o diálogo, as reconstruções e saberes que são construídos
por nossas crianças e adolescentes.
Na
proposta pedagógica da Escola Democrática a avaliação é feita de forma
continuada a partir da auto-avaliação. Também há Planos de aula (o que pretende
saber e como proceder), relatório constando suas descobertas e jornal, com a
publicação dessas; ata de assembléia – que ocorre semanalmente e é composta por
alunos, pais, profissionais de educação e demais agentes educativos para
resolver os problemas da escola em conjunto; quadro de solicitações de
orientação; disponibilidade para ajudar os colegas; comparação entre o plano de
atividades e impressões do trabalho realizado no dia.” (TOSTO, 208, p.4)
Referência:
TOSTO, Rosanei. Escolas Democráticas Utopias ou Realidade. Revista Pandora Brasil, ISSN 2175-3318. v. 4. 2011. Disponível em: <http://docplayer.com.br/7270548-Escolas-democraticas-utopia-ou-realidade.html>. Acesso em: 10 abr. 2018.
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