A teoria de Jean Piaget-Pesquisador e filósofo
suíço (1896-1980), foi outro ponto significativo trabalhado na interdisciplina
de Linguagem e Educação. As contribuições desse teórico sócio interacionista
foram e são de grande valia no campo educacional.
Para
ele o desenvolvimento cognitivo e afetivo acontece em estágios sequenciais, que
são: Sensório-Motor (0-2anos); Pré-Operatório (2-7anos); Operatório Concreto (7-11anos) e Operatório formal (11-15anos ou mais).
A
aprendizagem está condicionada ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e seus
estágios. Enquanto sujeito de seu conhecimento, o homem tem acesso direto aos
objetos e eventos.
Ao
professor cabe pensar e desenvolver as situações de aprendizagens que sejam ao
mesmo tempo compatíveis com o estágio do desenvolvimento cognitivo no qual o
aluno se se encontra e representem um desafio aos mesmos.
![Resultado de imagem para jean piaget](https://cdn.pensador.com/img/authors/je/an/jean-piaget-l.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário