quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Inovação pedagógica


Através da leitura do mapa conceitual, por sinal muito bem estruturado, fica claro uma série de conceitos sobre a inovação pedagógica, principalmente em contextos onde imperam o empirismo com princípios positivistas da ciência moderna que fundamentam a forma tradicional de ensinar e aprender. Forma essa que se constitui através da repetição, memorização e padronização.
A inovação pedagógica surge como uma ruptura paradigmática a esse modelo ultrapasso e excludente. Para além de uma inclusão de novidades (inclusive as tecnológicas), pressupõe reconhecer a validade do indeterminismo, do aleatório, da probabilidade, do acontecimento como princípios epistemológicos próprios da complexidade dos fenômenos naturais e socioculturais.
Dessa forma, a inovação que fundamenta a inovação pedagógica,  se dá através da ação humana sobre o ambiente e o meio social, transformando as circunstâncias e afetando diretamente os lugares, tempos e espaços.



Mapa conceitual inovação pedagógica e tecnologias

Nenhum comentário:

Postar um comentário