sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Sobre o Fracasso Escolar


         Todos os anos, milhares de crianças, jovens e adultos sofrem com o “fracasso escolar”. Um sintoma que mascara uma série de outros fatores que necessariamente estão implicados nesse processo. Nesse sentido, precisamos levar em consideração a história vital do sujeito, sua modalidade de aprendizagem, o contexto familiar e social, a metodologia de ensino, dentre outros.
         A maneira como a escola lida com o fracasso escolar de seus alunos é fundamental para que ocorra um possível sucesso. As concepções que carregam sobre o processo de ensino/aprendizagem, de criança, de sujeito cognoscente, afetam diretamente os sujeitos envolvidos.
         Enquanto professores atuantes nos mais diversos níveis de ensino é fundamental que tenhamos um olhar atento e apurado para cada aluno. Considerar suas especificidades, sua maneira de aprender, dinamizar as aulas, tornando-as atraentes é importantíssimo.
É imprescindível conceber o aluno como um todo não fragmentado. Para além do ver, precisamos olhar nossas crianças com maior seriedade e responsabilidade.
         Afinal, enquanto a escola se eximir de seu papel de promotora de saúde no aprender, continuaremos a elevar o número de fracassos escolares.
O fracasso escolar, vivido por muitas crianças, pode ser pensado então como a emergência, a visibilidade de uma articulação entre um sintoma social e um sujeito. Pensar que o fracasso escolar seja um sintoma social não seria de todo desarrazoado, e tal pensamento faria uma convergência com a idéia de um fracasso escolar produzido pelas relações que se dão no interior da instituição escolar. (KUPFER, 2000, p. 130)

         Precisamos trabalhar a partir daquilo que o aluno já sabe, de seus conhecimentos prévios. Valorizar a bagagem cultural das crianças, trabalhar a partir do potencial e não da lacuna. Deixemos de lado as velhas concepções de aluno fragmentado, muitas vezes, divido entre corpo e mente.



Referência


KUPEFER, Maria Cristina. Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo: Escuta, 2000.

Resultado de imagem para fracasso escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário