sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Multiplicação e divisão


Pensar matematicamente não tarefa fácil e nem terminada em si mesma. Estabelecer relações lógicas, é uma atividade complexa e, às vezes, por não serem trabalhadas de maneira adequada nas escolas, dificulta o processo de aprendizagem das crianças.
Não raro, nos deparamos com adultos com completa aversão a matemática. Muito provavelmente esses não tiveram boas experiências em suas vidas escolares, não perceberam a matemática em seu cotidiano. Nesse sentido, trabalhando com a educação infantil, procuro aproximar os conceitos matemáticos no dia a dia das crianças. Aprende-se a multiplicar e dividir nas minúcias do cotidiano infantil.
A divisão está presente em diversos momentos da educação infantil: na receita de bolo e pães que preparamos, estamos, inevitavelmente, trabalhando conceitos de matemáticos de divisão, quantidades.... Para separar a turma em diferentes duplas, grupo, trios.
Com a multiplicação ocorre da mesma maneira. Trago uma série de jogos que facilitam na construção desse conceito matemático.  Dentre esses posso citar: “Jogo do Secos e Molhados”-  Cartões com figuras de alimentos líquidos e sólidos, elaborados pelo professor.  Apresento a seguinte situação problema: Para quantos dias podem-se formar merenda diferente, sempre tendo um “seco” e um “molhado”?
“Dança das vassouras” é outra atividade interessante. Com os meninos e as meninas de cada grupo, propor a dança da vassoura em que se trocam os pares, mas ninguém pode dançar de novo com a mesma pessoa. (menino só pode dançar com menina, e vice-versa). Situação problema: Quantos pares diferentes podem dançar?
É nessa conflitiva de ideias entre os colegas de grupo  é possível que o aluno perceba e elabore um pensamento em um nível mais avançado. Com muitas ações como estas, a ação (fazer, desfazer, refazer) multiplicativa é reforçada, possibilitando o processo de construção do conceito ou a passagem para outra etapa do mesmo.
Resultado de imagem para multiplicaçao e divisao desenhos




Nenhum comentário:

Postar um comentário