Pensar
matematicamente não tarefa fácil e nem terminada em si mesma. Estabelecer
relações lógicas, é uma atividade complexa e, às vezes, por não serem
trabalhadas de maneira adequada nas escolas, dificulta o processo de
aprendizagem das crianças.
Não
raro, nos deparamos com adultos com completa aversão a matemática. Muito
provavelmente esses não tiveram boas experiências em suas vidas escolares, não
perceberam a matemática em seu cotidiano. Nesse sentido, trabalhando com a
educação infantil, procuro aproximar os conceitos matemáticos no dia a dia das
crianças. Aprende-se a multiplicar e dividir nas minúcias do cotidiano infantil.
A
divisão está presente em diversos momentos da educação infantil: na receita de
bolo e pães que preparamos, estamos, inevitavelmente, trabalhando conceitos de
matemáticos de divisão, quantidades.... Para separar a turma em diferentes
duplas, grupo, trios.
Com
a multiplicação ocorre da mesma maneira. Trago uma série de jogos que facilitam
na construção desse conceito matemático.
Dentre esses posso citar: “Jogo do Secos e Molhados”- Cartões com figuras de alimentos líquidos e
sólidos, elaborados pelo professor.
Apresento a seguinte situação problema: Para quantos dias podem-se
formar merenda diferente, sempre tendo um “seco” e um “molhado”?
“Dança
das vassouras” é outra atividade interessante. Com os meninos e as meninas de
cada grupo, propor a dança da vassoura em que se trocam os pares, mas ninguém
pode dançar de novo com a mesma pessoa. (menino só pode dançar com menina, e
vice-versa). Situação problema: Quantos pares diferentes podem dançar?
É
nessa conflitiva de ideias entre os colegas de grupo é possível que o aluno
perceba e elabore um pensamento em um nível mais avançado. Com muitas ações como
estas, a ação (fazer, desfazer, refazer) multiplicativa é reforçada, possibilitando
o processo de construção do conceito ou a passagem para outra etapa do mesmo.
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