sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Espaço e forma- Localização Espacial


O trabalho na educação infantil exige do professor um entendimento aprofundado do desenvolvimento infantil, tanto dos aspectos cognitivos, quanto os psíquicos e físicos. Entender a criança com um todo, não a fragmentando é fundamental.
Sendo assim, o trabalho com o espaço e forma- localização espacial, se dá forma natural, nas tessituras do cotidiano escolar. Como sabemos, no início da vida a criança vive um período essencialmente prático. Sendo assim, suas primeiras construções de noções espaciais ocorrem por meio dos sentidos.
A proposição de brincadeiras, jogos e atividades que trabalhem esses conceitos – dentro/fora, em cima/embaixo, atrás/ na frente- e tantos outros é fundamental, mas acredito que é na espontaneidade do dia que se solidificam esses saberes.
Num primeiro momento, a criança terá como ponto de referência para se localizar no espaço, ela mesma, devido a seu egocentrismo primário. Aos poucos, seu pensamento vai se descentrando passando para estágios mais complexo e abstratos, aceitando e tendo outros aspectos como ponto de partida.
Conforme as leituras realizadas, ambas muito ricas esclarecedoras, para o desenvolvimento da orientação espacial é necessário a construção da lateralização e da lateralidade.
Sendo a lateralização uma construção mais primária em que acriança se orienta e se localiza no espaço a tomando a si mesma como ponto de referência. Ao passo que a lateralidade é elaborada a partir do momento que outros pontos de vistas são adotados.
 Resultado de imagem para criança pensando


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