O
trabalho na educação infantil exige do professor um entendimento aprofundado do
desenvolvimento infantil, tanto dos aspectos cognitivos, quanto os psíquicos e
físicos. Entender a criança com um todo, não a fragmentando é fundamental.
Sendo
assim, o trabalho com o espaço e forma- localização espacial, se dá forma
natural, nas tessituras do cotidiano escolar. Como sabemos, no início da vida a
criança vive um período essencialmente prático. Sendo assim, suas primeiras
construções de noções espaciais ocorrem por meio dos sentidos.
A
proposição de brincadeiras, jogos e atividades que trabalhem esses conceitos –
dentro/fora, em cima/embaixo, atrás/ na frente- e tantos outros é fundamental,
mas acredito que é na espontaneidade do dia que se solidificam esses saberes.
Num
primeiro momento, a criança terá como ponto de referência para se localizar no
espaço, ela mesma, devido a seu egocentrismo primário. Aos poucos, seu
pensamento vai se descentrando passando para estágios mais complexo e abstratos,
aceitando e tendo outros aspectos como ponto de partida.
Conforme
as leituras realizadas, ambas muito ricas esclarecedoras, para o
desenvolvimento da orientação espacial é necessário a construção da
lateralização e da lateralidade.
Sendo
a lateralização uma construção mais primária em que acriança se orienta e se
localiza no espaço a tomando a si mesma como ponto de referência. Ao passo que a
lateralidade é elaborada a partir do momento que outros pontos de vistas são
adotados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário