sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

O ensino da matemática na educação infantil


O ensino da matemática envolve uma série de relações lógicas que, por vezes, podem se tornarem vazias ou com um empobrecimento de significados muito grandes por parte dos alunos. Afinal, pensar matematicamente – estabelecendo relações lógico matemáticas- não é tarefa simples ou terminada em si mesmas.
Partindo desse pressuposto, em sala de aula, preconizo a ação e a reflexão dos alunos, trazendo situações problemas, ou seja, propondo situações onde os alunos sejam desafiados, de modo que tenham que formular hipóteses, buscar soluções.
Costumo levar em consideração os conhecimentos prévios de meus alunos, já que a matemática está presente no nosso dia a dia. Fugindo de um a proposta de ensino tecnicista, preconizo o trabalho com atividades lúdicas e prazerosas.
Aprecio muitos os jogos, que se fazem presente em meu cotidiano escolar. A maneira como ocorre a transposição didática faz toda a diferença na vida dos alunos, na maneira como significarão os conhecimentos matemáticos ou não. Para além de meros repetidores, que proporcionemos a construção de sujeitos pensantes, capazes de estabelecer relações com o mundo a sua volta.
 Resultado de imagem para matematica

Nenhum comentário:

Postar um comentário