Acredito
que as fotos retiradas dos alunos em seus diversos momentos na escola são
comprovantes da minha memória enquanto docente. As mesmas me auxiliaram a elucidar meus apontamentos enquanto
professora, reflexões quanto a minha prática pedagógica, pontos positivos e
aspectos a melhorar, bem como na avaliação das crianças, olhando seu processo de
aprendizagem, dentre outros.
É
claro que além das fotos, as próprias lembranças, memórias, a influência da
nossa subjetividade e outros aspectos, fazem com que algo se torne uma memória
impregnada de significados ou não.
Sem dúvida, uma memória organizada por fotos
sem dúvidas apresenta uma possibilidade de aprendizagem, principalmente quando
falamos em educação infantil, onde o processo é mais importante que o
resultado.
Nesse sentido, o registro fotográfico se faz presente no cotidiano
da escola infantil, onde fotografamos o dia a dia das crianças, nos diversos
momentos que compõem a jornada. Todavia, esses registros são tirados com uma
intencionalidade pré-determinada pelo professor e não aleatoriamente sem
significado nenhum.
Assim, os registros fotográficos dizem muito sobre as
crianças, sobre os modos de ser, estar, aprender no mundo e mostram
possibilidades e caminhos no trabalho pedagógico. Além de auxiliar no processo
avaliativa, construção de pareceres, abrindo novas possibilidades de um fazer
pedagógico.
![Resultado de imagem para fotografar](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/logs-ale/wp-content/uploads/2015/08/fotografar.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário