sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

A importância das memórias docentes

Acredito que as fotos retiradas dos alunos em seus diversos momentos na escola são comprovantes da minha memória enquanto docente. As mesmas me auxiliaram a elucidar meus apontamentos enquanto professora, reflexões quanto a minha prática pedagógica, pontos positivos e aspectos a melhorar, bem como na avaliação das crianças, olhando seu processo de aprendizagem, dentre outros.
É claro que além das fotos, as próprias lembranças, memórias, a influência da nossa subjetividade e outros aspectos, fazem com que algo se torne uma memória impregnada de significados ou não.
 Sem dúvida, uma memória organizada por fotos sem dúvidas apresenta uma possibilidade de aprendizagem, principalmente quando falamos em educação infantil, onde o processo é mais importante que o resultado. 
Nesse sentido, o registro fotográfico se faz presente no cotidiano da escola infantil, onde fotografamos o dia a dia das crianças, nos diversos momentos que compõem a jornada. Todavia, esses registros são tirados com uma intencionalidade pré-determinada pelo professor e não aleatoriamente sem significado nenhum. 
Assim, os registros fotográficos dizem muito sobre as crianças, sobre os modos de ser, estar, aprender no mundo e mostram possibilidades e caminhos no trabalho pedagógico. Além de auxiliar no processo avaliativa, construção de pareceres, abrindo novas possibilidades de um fazer pedagógico.
 Resultado de imagem para fotografar






Nenhum comentário:

Postar um comentário