sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Relato de uma experiência matemática significativa

Aprecio trabalhar com grandes caixas de papelão, pois além de ser um material acessível, permite uma série de explorações, descobertas e simbolizações por parte das crianças. Certo dia, disponibilizei várias caixas de diferentes tamanhos. 
Uma menina, de quase dois anos, num primeiro momento olhou as caixas menores, arrastou e logo começou a empilhar. Foi colocando aleatoriamente uma sobre a outra e divertia-se muito quando as mesmas desmoronavam.
Em seguida, tentou colocar uma caixa dentro da outra. Depois de algumas tentativas, conseguiu encaixar quatro caixas. 
Logo, perde o interesse pelas caixas pequenas e se volta para as grandes. Arrasta, puxa de um lado para o outro, tenta colocar uma caixa dentro da outra, mas elas são muito grandes, então desiste. Finalmente entra para dentro da caixa e lá fica brincando. 
Considero o fato relatado uma experiência matemática, onde a criança experimentou um material, através do seu corpo e da ação, inventando e descobrindo possibilidades, estabelecendo relações. 

Resultado de imagem para caixas de papelao 


Nenhum comentário:

Postar um comentário