Rubem Alves, assim como eu, concebe a
educação como um processo libertador, onde alunos e professores possam voar.
Nesse sentido, vê a educação para além dos currículos e conteúdos programáticos
que pouco significam e dizem sobre a realidade dos alunos e comunidade.
Idealiza uma escola que não fragmente os
saberes e alunos. Que dê espaço para o corpo e não preconize somente a mente. A
educação deve ser um ato prazeroso para alunos e professores e não processos de
dominação e verticalização de conhecimentos. Há de ser dialógica, sensível e
aberta.
Indubitavelmente, o blog tem sido um
excelente recurso de reflexão e construção de conhecimentos, onde teoria e
prática se misturam compondo um lindo saber. Pensar e refletir sobre educação e
minha prática pedagógica, diariamente, me auxilia a idealizar uma “escola asas”
e romper com essa perspectiva de “escolas gaiolas”.
Concebo a criança como um sujeito de
direitos e luto diariamente para que esses direitos se efetivem nas práticas
cotidianas da educação infantil. Ter o conhecimento teórico é importantíssimo
para respaldar minha prática.
Nesse sentido, procuro estudar sempre,
tendo a certeza de que o conhecimento é infinito. Respeitar as crianças, seus
interesses, tornar os contextos de vida coletiva- as escolas de educação infantil-
espaços prazerosos, espaços onde a vida aconteça... Eis a minha luta diária!
Olá Vanessa,
ResponderExcluirCertamente, quando o professor tem um olhar de profundo respeito pelo aluno , ele já está contribuindo para construir uma escola"asa". Parabéns, por acreditar no poder do respeito! Um abraço. Mônica