A
Educação de Jovens e Adultos é um tema que gera muitas discussões tamanha sua
relevância. De acordo com Pierro (2005),
no final dos anos 40 do século passado foram implementadas as primeiras
políticas públicas nacionais de educação escolar para adultos que se
disseminaram por todo território brasileiro.
Desde então, essa modalidade passou por uma série de implementações,
construções e reconstruções, que por vezes acabaram prejudicando a educação
brasileira.
O
Brasil, país emergente, possui um elevado índice de jovens e adultos que não
passaram pelo processo de escolarização formal. Apesar da lei assegurar que a
educação básica é um direito de todos, em qualquer idade, é grande o número de
cidadãos que sequer tiveram a oportunidade de serem alfabetizados.
Desta
forma, a alfabetização e a elevação da escolaridade tornou-se um grande desafio
no âmbito nacional. Sem contar com políticas públicas e educacionais eficazes,
ficamos muitas vezes no nível da superficialidade dos discursos não chegando a
concretizá-los efetivamente.
Referência:
PIERRO, Maria Clara
Di. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n.
92, p. 1115-1139, Especial - Out. 2005
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