Segundo Luckesi (2000, p. 11): “A prática
da avaliação da aprendizagem, para manifestar-se como tal, deve apontar para a
busca do melhor de todos os educandos, por isso é diagnóstica, e não voltada
para a seleção de uns poucos, como se comportam os exames. Por si, a avaliação,
como dissemos, é inclusiva e, por isso mesmo, democrática e amorosa."
Dessa forma, podemos afirmar
que avaliar significa ter um olhar cuidadoso e apurado para o sujeito
aprendente, no sentido de vê-lo de maneira global. Observar suas potencialidades,
conquistas, dificuldades, angústias, perceber suas curiosidades bem como
respeitar sua história de vida, sua cultura e modos de aprender.
Quando falamos em avaliação
não podemos esquecer que ela vai além da avaliação do aluno, propriamente dita.
O professor deve avaliar seu trabalho, os caminhos que está seguindo,
questionando-se permanente em busca de qualificar seu fazer educativo.
Na
minha prática enquanto professora de educação infantil procuro levar em
considerações os diferentes aspectos elencados ao avaliar cada criança, levando
em consideração sua individualidade e particularidades. Afinal, a avaliação é
um ato sensível e reflexivo.
Referência:
CIPRIANO, Luckesi. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio, ano 3, nº11, p. 11, 2000.
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