Quando
trabalhamos com a educação de jovens e adultos enfrentamos inúmeros desafios e
alguns pontos são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem. Levar
em consideração a realidade do aluno da EJA, suas vivências e experiências, não
o infantilizando me parece ser uma atitude fundamental para uma boa prática
pedagógica.
Esses estudantes, em geral, são pessoas que
não puderam estudar em tempo hábil, por inúmeros impedimentos. Pessoas
trabalhadoras e com um histórico de dificuldades. Procuram essa modalidade de
ensino na busca de aprendizado, a certificação escolar e principalmente para
uma melhor inserção no mercado de trabalho.
Conciliar
os estudos ao trabalho é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos
da EJA. Em alguns casos, atrelados a dificuldade de aprendizagem, baixa auto-
estima, muitos acabam desistindo da jornada escolar. Apenas trazem bagagens
diferenciadas, bem como modos de ver, ser e estar no mundo singulares. Nesse
sentido, o olhar, a escuta e a sensibilidade do professor é imprescindível.
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