domingo, 7 de janeiro de 2018

Sujeitos da Educação Especial

No texto "História, conceito e tipos de deficiência",  Izabel Maior com propriedade relata o histórico das pessoas com deficiência, as lutas travadas e as vitórias alcançadas, mostrando que há um longo caminho a percorrer.
Já o vídeo, muito elucidativo, Izabel faz aproximações importantes da questão racial e da deficiência, dizendo que a luta é a mesma (contra a discriminação, falta de oportunidade, contra o apartheid). Coloca que se existe políticas de ação afirmativa- as cotas- é porque existe discriminação.
Ressalta que a deficiência não é o aspecto biológico, mas o resultado da interação entre essa pessoa e o conjunto da sociedade. A integração é um modo equivocado de conceber a pessoa com deficiência onde é feito de tudo para consertar a deficiência.
O esforço da integração recai somente na pessoa com deficiência que tem que se esforçar para se parecer como os demais. Nesse sentido, há um desequilíbrio das relações. O outro (deficiente) é o patológico, sendo ele o responsável pela sua integração.
Finalmente fala sobre a inclusão, dizendo que está relacionada com o modelo social, com direitos humanos, direito instrumental, direito a acessibilidade e autonomia.
Durante minha trajetória profissional não me recordo de ter trabalhado com alunos com deficiências.


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