quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Investigações realizadas no Seminário Integrador- algumas considerações

Realizar o trabalho proposto pela disciplina de Seminário Integrador VI foi muito significativo. Do preconceito que vivo na pele por ser professora de educação infantil e das lutas que travo em busca da valorização e a qualificação do trabalho com as infâncias, chego à conclusão que a própria historicidade dessa etapa de ensino, bem como a falta de informação da sociedade sobre, sustentam esse preconceito.
O lugar que as crianças ocupam na sociedade é outro aspecto que deve ser levado em consideração. Seria esse um lugar socialmente relevante, digno de ser olhado e cuidado, numa perspectiva pedagógica rica e integradora? Me parece, que para algumas pessoas não.
Nós, enquanto professores das diferentes etapas do ensino, em especial da educação infantil, temos que lutar pelo nosso espaço dentro da sociedade. Nosso papel é extremamente relevante, uma vez que trabalhamos com material humano, com bebês e crianças bem pequenas, com vidas que se iniciam.
Conforme apontam pesquisas, os três primeiros anos de vida de um ser humano são os mais importantes, em que se realizam inúmeras aprendizagens e ligações sinápticas. E, e esse profissional, o professor de educação infantil que recebe, acolhe, cuida e educa esses sujeitos.
Dada sua importância e relevância social, à docência na educação infantil, necessita ser olhada, valorizada e investida, principalmente pelo poder público, garantindo a dignidade e o resgate desse profissional imprescindível.

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