O professor de educação infantil, de um modo
geral, em algum momento de sua trajetória profissional passa por algum tipo de
preconceito. Por ser uma docência muito particular e ainda em construção, se
criam imagens errôneas a respeito desse profissional e de seu fazer.
Ainda não há uma clareza, no senso comum, sobre o
tema. Afinal, a etapa da educação infantil, exige o cuidar e o educar como dois
componentes inseparáveis e indispensáveis no fazer pedagógico.
Além disso, a falta de valorização e prestígio
social, os baixos salário e, por vezes as condições precárias de trabalho,
colocam esse profissional em desvantagem e numa posição marginalizada. Crenças
errôneas de que professor de educação infantil se propagam. Conforme Diamete e
Prícepe (p.6, 2017)
Os dados apresentados e questões levantadas
indicam que, se a docência, de maneira geral, é um trabalho desvalorizado, a
docência na Educação Infantil é ainda mais. Nossa análise, sem dúvida,
evidenciou uma conjuntura histórica da Educação Infantil, o que não significa
que estamos desconsiderando todos os movimentos e lutas de militantes e de
profissionais que atuam em defesa e busca de melhoria de condições de trabalho
nessa etapa, muito menos, os avanços legais proferidos a ela nos últimos anos.
Aliás, é isso que alimenta a esperança de que chegará o dia em que sociedade e
políticas públicas valorizarão àqueles que cuidam e educam os pequenos.
Por ser um fazer que ainda está sendo
construído, a docência na educação infantil, existem muitas dúvidas sobre o
saber-fazer dessa profissão. Barbosa (p.131, 2016) afirma que:
Ser
professora de Educação Infantil é exercer uma profissão nova, ainda em
construção, que se forja no encontro entre (a) as teorias de formação
docente, (b) as especificidades da prática cotidiana em creches e pré-escolas e
(c) os saberes e os conhecimentos específicos da área da Educação Infantil. No
Brasil, os cursos para a formação de professores de Educação Infantil em nível
superior são muito recentes
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Três notas sobre a formação inicial e a docência na Educação Infantil. In: CANCIAN, Viviane Ache; GALLINA, Simone Freitas da Silva; WESCHENFELDER, Noeli (Org.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Santa Maria, RS: UFSM, 2016. p. 131-140. Acesso em 11 de jan. 2018. Disponível em: <http://www.academia.edu/28003234/Descolonizando_nossos_pensamentos_por_uma_pedagogia_descolonizada_para_a_Educa%C3%A7%C3%A3o_Infantil>
DIAMENTE, Juliana, PRÍCEPE, Lisandra Marisa. A desvalorização do trabalho na educação infantil: análise do cenário nacional. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré. Acesso em 10 de jan. 2018. Disponível em: <http://sumare.edu.br/Arquivos/1/raes/07/a-desvalorizacao-do-trab-infantil.pdf>
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