quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Reflexões sobre a docência na educação infantil

O professor de educação infantil, de um modo geral, em algum momento de sua trajetória profissional passa por algum tipo de preconceito. Por ser uma docência muito particular e ainda em construção, se criam imagens errôneas a respeito desse profissional e de seu fazer.
Ainda não há uma clareza, no senso comum, sobre o tema. Afinal, a etapa da educação infantil, exige o cuidar e o educar como dois componentes inseparáveis e indispensáveis no fazer pedagógico.
Além disso, a falta de valorização e prestígio social, os baixos salário e, por vezes as condições precárias de trabalho, colocam esse profissional em desvantagem e numa posição marginalizada. Crenças errôneas de que professor de educação infantil se propagam. Conforme Diamete e Prícepe (p.6, 2017)
Os dados apresentados e questões levantadas indicam que, se a docência, de maneira geral, é um trabalho desvalorizado, a docência na Educação Infantil é ainda mais. Nossa análise, sem dúvida, evidenciou uma conjuntura histórica da Educação Infantil, o que não significa que estamos desconsiderando todos os movimentos e lutas de militantes e de profissionais que atuam em defesa e busca de melhoria de condições de trabalho nessa etapa, muito menos, os avanços legais proferidos a ela nos últimos anos. Aliás, é isso que alimenta a esperança de que chegará o dia em que sociedade e políticas públicas valorizarão àqueles que cuidam e educam os pequenos.
Por ser um fazer que ainda está sendo construído, a docência na educação infantil, existem muitas dúvidas sobre o saber-fazer dessa profissão. Barbosa (p.131, 2016) afirma que:

Ser professora de Educação Infantil é exercer uma profissão nova, ainda em construção, que se forja no encontro entre (a) as teorias de formação docente, (b) as especificidades da prática cotidiana em creches e pré-escolas e (c) os saberes e os conhecimentos específicos da área da Educação Infantil. No Brasil, os cursos para a formação de professores de Educação Infantil em nível superior são muito recentes
 Referências

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Três notas sobre a formação inicial e a docência na Educação Infantil. In: CANCIAN, Viviane Ache; GALLINA, Simone Freitas da Silva; WESCHENFELDER, Noeli (Org.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Santa Maria, RS: UFSM, 2016. p. 131-140. Acesso em 11 de jan. 2018. Disponível em: <http://www.academia.edu/28003234/Descolonizando_nossos_pensamentos_por_uma_pedagogia_descolonizada_para_a_Educa%C3%A7%C3%A3o_Infantil>

DIAMENTE, Juliana, PRÍCEPE, Lisandra Marisa. A desvalorização do trabalho na educação infantil: análise do cenário nacional. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré. Acesso em 10 de jan. 2018. Disponível em: <http://sumare.edu.br/Arquivos/1/raes/07/a-desvalorizacao-do-trab-infantil.pdf> 

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