Já
o vídeo: “Introdução à psicologia do desenvolvimento”, trouxe contribuições
muito importantes ao meu cabedal de conhecimentos. A psicologia do desenvolvimento é uma área de
conhecimento que envolve os desenvolvimentos: cognitivo, afetivo, social e
motor. Ela é uma espécie de embriogênese (construção) metal.
O
desenvolvimento se dá por etapas, sendo que nem todas as pessoas alcançarão os
estágios mais avançados. A razão/cognição é construída na troca do organismo
com o meio.
Esse
vídeo apresentou as três teorias psicogenéticas. As teorias psicogenéticas
priorizam a interação bem como a construção do conhecimento a partir de uma
gênese, ou seja, pelo um começo. Nesse sentido, podemos afirmar que todo o
conhecimento tem um ponto de partida, um ponto que o antecede. Deste ponto, que
é a gênese, ajuda-nos a compreender o que estamos vivendo agora.
Portanto,
as três teorias psicogenéticas são as de: Piaget, Vygotsky e Wallon. Ambas interacionistas
e construtivistas. Nesse sentido, nada acontece sem a interação e não há nada
que não passe por uma construção, uma gênese. No entanto, o que as diferencia é
o tipo de interação que cada uma vai usar.
Para
Piaget, a mediação é a ação a criança. Vygotsky, entretanto, acredita que é a
mediação da cultura é que interfere na interação. Wallon traz as emoções como a
origem do desenvolvimento mental.
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