A
leitura dos textos bem como a apreciação dos vídeos propostos pela interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais elucidou uma série de
conceitos sobre os transtornos globais do desenvolvimento. Conforme foi
estudado, o sujeito com TGD apresentam alterações no comportamento, interação
social e linguagem.
Todavia,
essas especificidades podem ser modificadas a partir de um trabalho pedagógico
sensível e apurado, onde os desejos e modos de ser e aprender deste aluno seja
levado em conta. O acolhimento é apresentado com um importante aspecto pois
dele e de outras interações se constrói vínculo, o que permite que se abra uma
“janela”, levando esse sujeito a se relacionar melhor com o professor.
Essa
prática pedagógica é feita baseada num levantamento das necessidades
específicas do aluno TGD. Assim sendo, para cada criança e/ou adolescente
haverá um planejamento com estratégias específicas.
Esses
e outros aspectos apresentados ao longo do texto e os referidos vídeos
assemelham-se muito com o que realizamos com os alunos desde a educação
infantil: o vínculo, a troca, interações ricas e sustentadoras, o olhar atento
e sensível, o respeito as singularidades das crianças, o respeito aos desejos
dos alunos, dentre outros.
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