domingo, 7 de janeiro de 2018

O aluno com transtorno global do desenvolvimento

A leitura dos textos bem como a apreciação dos vídeos propostos pela interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais  elucidou uma série de conceitos sobre os transtornos globais do desenvolvimento. Conforme foi estudado, o sujeito com TGD apresentam alterações no comportamento, interação social e linguagem.
Todavia, essas especificidades podem ser modificadas a partir de um trabalho pedagógico sensível e apurado, onde os desejos e modos de ser e aprender deste aluno seja levado em conta. O acolhimento é apresentado com um importante aspecto pois dele e de outras interações se constrói vínculo, o que permite que se abra uma “janela”, levando esse sujeito a se relacionar melhor com o professor.
Essa prática pedagógica é feita baseada num levantamento das necessidades específicas do aluno TGD. Assim sendo, para cada criança e/ou adolescente haverá um planejamento com estratégias específicas.
Esses e outros aspectos apresentados ao longo do texto e os referidos vídeos assemelham-se muito com o que realizamos com os alunos desde a educação infantil: o vínculo, a troca, interações ricas e sustentadoras, o olhar atento e sensível, o respeito as singularidades das crianças, o respeito aos desejos dos alunos, dentre outros.

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