Muitos
desafios se impõe ao professor de educação infantil. Um deles é o encontro com
esse lugar de ser professor de bebês e crianças bem pequenas e crianças
pequenas. Um lugar novo, ainda em construção visto que a docência na educação
infantil guarda especificidades que as diferem dos demais níveis de ensino. Conforme
Barbosa (2016, p.132): “Uma docência que se caracteriza por ser indireta, por
ser relacional, por não ministrar aulas, por não estar centradas em conteúdos
disciplinares, por estar com as crianças e não controlando-as”.
As
reflexões tecidas no Seminário Integrador VI foram relevantes no sentido de
promover reflexões acerca deste tema, elucidando inúmeros questionamentos.
Outro ponto crucial abordado foi o preconceito que, por veze, esses
profissionais sofrem, pois por falta de entendimento de seu ofício e vital
importância, o senso comum, considera que professores de educação infantil só
brincam; só cuidam; considerando uma tarefa fácil uma vez que não tem grandes
desafios...
Sendo
assim, os professores da primeira etapa da educação básica precisam se
empoderar de seu papel, de sua função primordial na sociedade. Para tanto,
investir na formação continuada me parece ser fundamental.
Postagem
refletida:
Referência:
BARBOSA, Maria Carmem
Silveira. Três notas sobre a formação inicial e a docência na Educação
Infantil. In:CANCIAN, Viviane Ache; GALINA, Simone Freitas da Silva;
WESCHENFELDER, Noeli (orgs). Pedagogia das infâncias, crianças e
docências na educação infantil. Ministério da Educação, Secretária de Educação
Básica, 2016.
Vanessa,
ResponderExcluirTorna-se notório seu olhar atento sobre a retomada de aprendizagens anteriores e, o quanto cada uma destas aprendizagens contribuiu para sua trajetória acadêmica e profissional.
Que sigas refletindo e, que todo conhecimento adquirido venha a contribuir ainda mais a sua vida.
Forte abraço!