quarta-feira, 17 de julho de 2019

Tecendo reflexões acerca da docência na educação infantil


Muitos desafios se impõe ao professor de educação infantil. Um deles é o encontro com esse lugar de ser professor de bebês e crianças bem pequenas e crianças pequenas. Um lugar novo, ainda em construção visto que a docência na educação infantil guarda especificidades que as diferem dos demais níveis de ensino. Conforme Barbosa (2016, p.132): “Uma docência que se caracteriza por ser indireta, por ser relacional, por não ministrar aulas, por não estar centradas em conteúdos disciplinares, por estar com as crianças e não controlando-as”.
As reflexões tecidas no Seminário Integrador VI foram relevantes no sentido de promover reflexões acerca deste tema, elucidando inúmeros questionamentos. Outro ponto crucial abordado foi o preconceito que, por veze, esses profissionais sofrem, pois por falta de entendimento de seu ofício e vital importância, o senso comum, considera que professores de educação infantil só brincam; só cuidam; considerando uma tarefa fácil uma vez que não tem grandes desafios...
Sendo assim, os professores da primeira etapa da educação básica precisam se empoderar de seu papel, de sua função primordial na sociedade. Para tanto, investir na formação continuada me parece ser fundamental.

Postagem refletida:
Referência:
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Três notas sobre a formação inicial e a docência na Educação Infantil. In:CANCIAN, Viviane Ache; GALINA, Simone Freitas da Silva; WESCHENFELDER, Noeli (orgs).  Pedagogia das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2016.


Um comentário:

  1. Vanessa,

    Torna-se notório seu olhar atento sobre a retomada de aprendizagens anteriores e, o quanto cada uma destas aprendizagens contribuiu para sua trajetória acadêmica e profissional.
    Que sigas refletindo e, que todo conhecimento adquirido venha a contribuir ainda mais a sua vida.
    Forte abraço!

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