quarta-feira, 17 de julho de 2019

Os desafios da avaliação na Educação infantil


Avaliação na educação infantil é um dos impasses enfrentados dos profissionais. Afinal, como avaliar bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas?  A interdisciplina “Organização do Ensino Fundamental”, teceu importantes saberes nesse sentido, auxiliando-nos a refletir sobre o tema em questão.
As contribuições proferidas por Jussara Hoffman foram valiosas pois trouxe para avaliação um olhar sensível e reflexivo.  Avaliar significa ter um olhar cuidadoso e apurado para o sujeito aprendente, no sentido de vê-lo de maneira global. Observar suas potencialidades, conquistas, dificuldades, angústias, perceber suas curiosidades bem como respeitar sua história de vida, sua cultura e modos de aprender.
Portanto, quando falamos em avaliação não podemos esquecer que ela vai além da avaliação da criança, propriamente dita. O professor deve avaliar seu trabalho, os caminhos que está seguindo, questionando-se permanente em busca de qualificar seu fazer educativo.

Postagem refletida:


Nenhum comentário:

Postar um comentário