Ser
professor nunca foi uma função fácil, seja na educação básica ou superior. O
nível de complexidade que esse fazer exige é grande: planejar, executar,
perceber os modos de aprender e aprimorar seus modos de ensinar, refletir, perceber
as especificidades de cada aluno, dentre tantos outros.
Nesse
sentido, poderíamos dizer que ser professor é um eterno desafio, afinal
trabalhamos com seres humanos onde as interações e relações se fazem presente
diariamente. Além do que à docência
ainda é muito desvalorizada no território brasileiro.
Professores
mal remunerados, por vezes tendo que trabalhar sessenta horas semanais, falta
de prestígio e respeito, são apenas alguns exemplos que retratam o cenário
educacional, no que se refere ao professorado no Brasil. Todavia, o professor
de educação infantil (que atende a faixa etária dos 0 aos 6 anos), enfrenta
maiores dificuldades. Conforme Barbosa (2016, p.132): “Uma docência que se
caracteriza por ser indireta, por ser relacional, por não ministrar aulas, por
não estar centradas em conteúdos disciplinares, por estar com as crianças e não controlando-as”.
Com
uma docência bastante particular e ainda sendo desvendada, o educador infantil,
passa por uma série de preconceitos, que desfazem o seu importante papel na
formação da sociedade. Digo isso por experiência própria que ao longo de minha trajetória
enquanto professora da infância tive que ouvir inúmeras barbáries, tais como:
professora de educação infantil só brinca; só cuida; é fácil pois não tem
grandes desafios...
Desta
maneira, trago a importância dos professores- em especial os de educação
infantil- se empoderarem de seu saber
e de seu fazer. Nesse sentido, é de
extrema relevância a formação continuada, a reflexão e a reconstrução de saberes
ao longo de sua trajetória profissional.
REFERÊNCIA
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Três notas sobre a formação inicial e a
docência na Educação Infantil. In:CANCIAN,
Viviane Ache; GALINA, Simone Freitas da Silva; WESCHENFELDER, Noeli (orgs). Pedagogia das
infâncias, crianças e docências na educação infantil. Ministério da Educação,
Secretária de Educação Básica, 2016.
Olá Vanessa!
ResponderExcluirVamos a mais um semestre de muitos estudos e práticas!!!
Em 2017/2 irei acompanhar teu blog enquanto tutora de Seminário Integrador VI, por isso te peço que não tome meus comentários como críticas e mas como um apoio, um olhar externo que busca auxiliar na qualificação deste teu espaço de escritas. Qualquer dúvida, saiba que pode contar comigo, ok?
Teu registro é muito rico em reflexões e aproveito para deixar uma dica referente a citação: deve incluir o nome da autora e o título do texto escrito por "Barbosa" que é parte do livro que aparece na referência.
Abraço,
Cátia
Tutora Seminário Integrador VI
Olá Cátia!
ExcluirAgradeço tuas considerações poi enriquecem meu trabalho.
Acrescentei a Barbosa nas referências. Ainda tenho dificuldades com as normas da ABNT.
Abraço,
Vanessa
Olá Cátia! agradeço tuas considerações. Com certeza, enriquecem meu trabalho.
ResponderExcluirAcrescentei a referência da Barbosa, conforme solicitado. Ainda tenho dificuldades com as normas da Abnt.
Um abraço,
Vanessa