sábado, 2 de setembro de 2017

A docência na educação infantil: enfrentando preconceitos


Ser professor nunca foi uma função fácil, seja na educação básica ou superior. O nível de complexidade que esse fazer exige é grande: planejar, executar, perceber os modos de aprender e aprimorar seus modos de ensinar, refletir, perceber as especificidades de cada aluno, dentre tantos outros.
Nesse sentido, poderíamos dizer que ser professor é um eterno desafio, afinal trabalhamos com seres humanos onde as interações e relações se fazem presente diariamente.  Além do que à docência ainda é muito desvalorizada no território brasileiro.
Professores mal remunerados, por vezes tendo que trabalhar sessenta horas semanais, falta de prestígio e respeito, são apenas alguns exemplos que retratam o cenário educacional, no que se refere ao professorado no Brasil. Todavia, o professor de educação infantil (que atende a faixa etária dos 0 aos 6 anos), enfrenta maiores dificuldades. Conforme Barbosa (2016, p.132): “Uma docência que se caracteriza por ser indireta, por ser relacional, por não ministrar aulas, por não estar centradas em conteúdos disciplinares, por estar com as crianças e não controlando-as”.
Com uma docência bastante particular e ainda sendo desvendada, o educador infantil, passa por uma série de preconceitos, que desfazem o seu importante papel na formação da sociedade. Digo isso por experiência própria que ao longo de minha trajetória enquanto professora da infância tive que ouvir inúmeras barbáries, tais como: professora de educação infantil só brinca; só cuida; é fácil pois não tem grandes desafios...
Desta maneira, trago a importância dos professores- em especial os de educação infantil- se empoderarem de seu saber e de seu fazer. Nesse sentido, é de extrema relevância a formação continuada, a reflexão e a reconstrução de saberes ao longo de sua trajetória profissional.


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REFERÊNCIA
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Três notas sobre a formação inicial e a docência na Educação Infantil. In:CANCIAN, Viviane Ache; GALINA, Simone Freitas da Silva; WESCHENFELDER, Noeli (orgs).  Pedagogia das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2016.


3 comentários:

  1. Olá Vanessa!
    Vamos a mais um semestre de muitos estudos e práticas!!!
    Em 2017/2 irei acompanhar teu blog enquanto tutora de Seminário Integrador VI, por isso te peço que não tome meus comentários como críticas e mas como um apoio, um olhar externo que busca auxiliar na qualificação deste teu espaço de escritas. Qualquer dúvida, saiba que pode contar comigo, ok?
    Teu registro é muito rico em reflexões e aproveito para deixar uma dica referente a citação: deve incluir o nome da autora e o título do texto escrito por "Barbosa" que é parte do livro que aparece na referência.
    Abraço,
    Cátia
    Tutora Seminário Integrador VI

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    1. Olá Cátia!
      Agradeço tuas considerações poi enriquecem meu trabalho.
      Acrescentei a Barbosa nas referências. Ainda tenho dificuldades com as normas da ABNT.
      Abraço,
      Vanessa

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  2. Olá Cátia! agradeço tuas considerações. Com certeza, enriquecem meu trabalho.
    Acrescentei a referência da Barbosa, conforme solicitado. Ainda tenho dificuldades com as normas da Abnt.
    Um abraço,
    Vanessa

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