Compreender
os modelos pedagógicos e epistemológicos foi uma aprendizagem fundamental na
minha formação enquanto pedagoga. Nesse sentido, a interdisciplina
Desenvolvimento e Aprendizagem sob enfoque da Psicologia foi fundamental, ao
apresentar-nos o Texto de Fernando Becker que com clareza e coerência nos
apresentou os pressupostos.
As
principais aprendizagens construídas foram as elencadas a seguir:
·
Becker (2017) afirma que na Pedagogia Diretiva
(Empirismo), existe a crença do “mito da transmissão do conhecimento”. Nessa
visão, o sujeito é uma “tábula rasa”, uma folha em branco, não havendo nada no
nosso intelecto que não tenha entrado lá, senão através dos sentidos. O sujeito
é totalmente determinado pelo mundo do objeto ou meio físico e social. S
← O (modelo epistemológico)
O
ensino e aprendizagem pólis dicotômico, onde o professor jamais aprenderá e o
aluno jamais ensinará A ← P (modelo pedagógico).
·
Já a Pedagogia Não Diretiva (Apriorismo), o
professor é um facilitador (Carl Rogers). O aluno aprende por si mesmo,
“laissez-faire”- deixar fazer. Apriorismo, vem de a priori; aquilo que é
posto antes como condição do que vem depois. Priorizam a bagagem hereditária.
Nesse sentido, o homem já nasce com conhecimento que está programado na sua
herança genética. S → O (modelo epistemológico).
O pólo
de ensino é desautorizado e o de aprendizagem tornado absoluto. A → P (modelo
pedagógico). É importante observar que este modelo reforça a lógica da
exclusão, uma vez que trabalha na perspectiva do déficit herdado. Mais uma vez
caímos nos pré-conceitos dos marginalizados, invisíveis, que mais uma vez serão
colocados nesse papel.
· A
Pedagogia Relacional (Construtivismo), professor e aluno determinam-se
mutuamente. S ↔ O (modelo epistemológico). Piaget é o mentor de uma pedagogia
relacional. Sendo assim, não se pode exagerar na importância da bagagem
hereditária nem na importância do meio social.
O
sujeito é quem constrói seu conhecimento através das suas ações. Ele
assimila novos saberes atraves de suas construções e esquemas prévios e os
reconstrói, fazendo uma saber que é somente seu, uma produção sua. Desta forma
assimila e acomoda. A ↔ P (modelo pedagógico).
Postagem
refletida:
Referência:
BECKER, Fernando. Modelos
Pedagógicos e Modelos Epistemológicos.Acesso em: 17 de out. 2017. Disponível
em:<http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/becker-epistemologias.pdf>
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