quarta-feira, 17 de julho de 2019

Reflexões sobre os modelos pedagógicos e epistemológicos


Compreender os modelos pedagógicos e epistemológicos foi uma aprendizagem fundamental na minha formação enquanto pedagoga. Nesse sentido, a interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob enfoque da Psicologia foi fundamental, ao apresentar-nos o Texto de Fernando Becker que com clareza e coerência nos apresentou os pressupostos.
As principais aprendizagens construídas foram as elencadas a seguir:
·                    Becker (2017) afirma que na Pedagogia Diretiva (Empirismo), existe a crença do “mito da transmissão do conhecimento”. Nessa visão, o sujeito é uma “tábula rasa”, uma folha em branco, não havendo nada no nosso intelecto que não tenha entrado lá, senão através dos sentidos. O sujeito é totalmente determinado pelo mundo do objeto ou meio físico e social.  S ← O (modelo epistemológico)
O ensino e aprendizagem pólis dicotômico, onde o professor jamais aprenderá e o aluno jamais ensinará A ← P  (modelo pedagógico).
·                    Já a Pedagogia Não Diretiva (Apriorismo), o professor é um facilitador (Carl Rogers). O aluno aprende por si mesmo, “laissez-faire”- deixar fazer.  Apriorismo, vem de a priori; aquilo que é posto antes como condição do que vem depois. Priorizam a bagagem hereditária. Nesse sentido, o homem já nasce com conhecimento que está programado na sua herança genética. S → O (modelo epistemológico).
O pólo de ensino é desautorizado e o de aprendizagem tornado absoluto. A → P (modelo pedagógico). É importante observar que este modelo reforça a lógica da exclusão, uma vez que trabalha na perspectiva do déficit herdado. Mais uma vez caímos nos pré-conceitos dos marginalizados, invisíveis, que mais uma vez serão colocados nesse papel.
· A Pedagogia Relacional (Construtivismo), professor e aluno determinam-se mutuamente. S ↔ O (modelo epistemológico). Piaget é o mentor de uma pedagogia relacional. Sendo assim, não se pode exagerar na importância da bagagem hereditária nem na importância do meio social.
O sujeito é  quem constrói seu conhecimento através das suas ações. Ele assimila novos saberes atraves de suas construções e esquemas prévios e os reconstrói, fazendo uma saber que é somente seu, uma produção sua. Desta forma assimila e acomoda.  A ↔ P (modelo pedagógico).

Postagem refletida:
Referência:
BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos.Acesso em: 17 de out. 2017. Disponível em:<http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/becker-epistemologias.pdf>


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