quarta-feira, 12 de julho de 2017

Avaliação na Educação Infantil


Para falar de avaliação na educação infantil, não poderia deixar de citar a Jussara Hoffmann- referência sobre o tema. Por essa razão início esse texto, com uma fala proferida por ela, no vídeo abaixo: “ No que se refere às crianças, a avaliação deve permitir que elas acompanhem suas conquistas, suas dificuldades e suas possibilidades ao longo do seu processo de aprendizagem”.
Dessa forma, podemos afirmar que avaliar significa ter um olhar cuidadoso e apurado para o sujeito aprendente, no sentido de vê-lo de maneira global. Observar suas potencialidades, conquistas, dificuldades, angústias, perceber suas curiosidades bem como respeitar sua história de vida, sua cultura e modos de aprender.
Quando falamos em avaliação não podemos esquecer que ela vai além da avaliação do aluno, propriamente dita. O professor deve avaliar seu trabalho, os caminhos que está seguindo, questionando-se permanente em busca de qualificar seu fazer educativo.
Conforme Hoffman coloca no vídeo apresentado, para o professor a avaliação “ é seu ponto de parada, é o seu modo de escuta, dele e das crianças. O que eu quero? O que estou fazendo? Com quem? De que jeito? Quem precisa mais de mim? Que tempo estou oferecendo? Para que lados posso ir? ”

Desse modo, procuro levar em considerações os diferentes aspectos elencados ao avaliar cada criança, levando em consideração sua individualidade e particularidades. Afinal, a avaliação é um ato sensível e reflexivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário