Para
falar de avaliação na educação infantil, não poderia deixar de citar a Jussara
Hoffmann- referência sobre o tema. Por essa razão início esse texto,
com uma fala proferida por ela, no vídeo abaixo: “ No que se refere às
crianças, a avaliação deve permitir que elas acompanhem suas conquistas, suas
dificuldades e suas possibilidades ao longo do seu processo de aprendizagem”.
Dessa
forma, podemos afirmar que avaliar significa ter um olhar cuidadoso e apurado
para o sujeito aprendente, no sentido de vê-lo de maneira global. Observar suas
potencialidades, conquistas, dificuldades, angústias, perceber suas
curiosidades bem como respeitar sua história de vida, sua cultura e modos de
aprender.
Quando
falamos em avaliação não podemos esquecer que ela vai além da avaliação do
aluno, propriamente dita. O professor deve avaliar seu trabalho, os caminhos
que está seguindo, questionando-se permanente em busca de qualificar seu fazer
educativo.
Conforme
Hoffman coloca no vídeo apresentado, para o professor a avaliação “ é seu ponto
de parada, é o seu modo de escuta, dele e das crianças. O que eu quero? O que
estou fazendo? Com quem? De que jeito? Quem precisa mais de mim? Que tempo
estou oferecendo? Para que lados posso ir? ”
Desse
modo, procuro levar em considerações os diferentes aspectos elencados ao
avaliar cada criança, levando em consideração sua individualidade e
particularidades. Afinal, a avaliação é um ato sensível e reflexivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário