domingo, 23 de dezembro de 2018

Sobre a infância pós-moderna


Através dos estudos realizados ao longo do curso pude ampliar e ressignifcar meu olhar no que ser refere a educar as infâncias em tempos pós-modernos. Nesse sentido, cito mais uma vez a interdisciplina de “ Infâncias de 0 a 10”, que proporcionou reflexões valiosas.
Vivemos em uma sociedade permeada por prazeres e desejos efêmeros, com um empobrecimento de significados muito grande. Consumimos, num ritmo enlouquecedor, não há pausa para a reflexão, a contemplação do belo. Parafraseando com Descartes– Consumo, logo existo!
Os desafios que a sociedade e a cultura, que se modifica constantemente, pós-moderna nos apresenta é muito grande. O culto a beleza e a juventude, a busca da felicidade, do status, da realização dos desejos, do imediatismo e de tantas outras características que caracterizam esse momento, acabam construindo sujeitos implicados nesses modos de viver e significar a vida. Imbricada em meio a tudo isso está a infância, produtora de culturas infantis ricas, mas ao mesmo tempo, crianças que estão constituindo a sua estrutura psíquica, corporal...
Nesse sentido, é preciso, que enquanto educadores, tenhamos um olhar muito atento nesse sentido. De modo que ajudemos a constituir sujeitos inteiros, movidos pela pulsão de vida. É preciso que ampliemos os repertórios de nossos pequenos, mostrando novos horizontes possíveis para além do consumo, do imediatismo, da falta, da lacuna.


Resultado de imagem para infância pos moderna

Postagem refletida: http://palavreandosobreinfancias.blogspot.com/2015/11/osdesafios-de-educar-uma-infancia-pos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário