domingo, 23 de dezembro de 2018

O brincar e a educação infantil



Como professora de educação infantil, sobretudo de bebês e crianças bem pequenas, sempre soube da importância do brincar na escola e na vida. Todavia, ao longo do curso, especialmente na interdisciplina de “Infâncias de 0 a 10”, pude ampliar esse olhar através da riqueza teórica apresentada.
Conforme as Diretrizes curriculares Nacionais para Educação infantil (2010), as propostas pedagógicas devem ter como eixo estruturantes as interações e brincadeiras. Na Educação Infantil, a aprendizagem ocorre através do cotidiano e principalmente através da brincadeira, uma linguagem universal na infância. 
Enquanto professora, percebi uma mudança significativa em minha prática. Nesse sentido, busquei a ampliação dos repertórios de brincadeiras para além dos brinquedos prontos e industrializados. Trouxe elementos da natureza para dentro da sala referência. Propiciei brincadeiras ao ar livre com areia, gravetos, grama.  Disponibilizei materiais não estruturados para que as crianças pudessem criar, valendo-se do jogo simbólico. Tornei-me uma professora melhor.

REFERÊNCIA:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

Postagem refletida: http://palavreandosobreinfancias.blogspot.com/2015/12/a-importancia-do-brincar-na-infanciae.html


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