Como
professora de educação infantil, sobretudo de bebês e crianças bem pequenas, sempre soube da importância do brincar na escola e
na vida. Todavia, ao longo do curso, especialmente na interdisciplina de “Infâncias
de 0 a 10”, pude ampliar esse olhar através da riqueza teórica apresentada.
Conforme
as Diretrizes curriculares Nacionais para Educação infantil (2010), as
propostas pedagógicas devem ter como eixo estruturantes as interações e
brincadeiras. Na Educação Infantil, a aprendizagem ocorre através do cotidiano
e principalmente através da brincadeira, uma linguagem universal na infância.
Enquanto
professora, percebi uma mudança significativa em minha prática. Nesse sentido,
busquei a ampliação dos repertórios de brincadeiras para além dos brinquedos
prontos e industrializados. Trouxe elementos da natureza para dentro da sala
referência. Propiciei brincadeiras ao ar livre com areia, gravetos,
grama. Disponibilizei materiais não estruturados para que as crianças pudessem criar, valendo-se do jogo simbólico. Tornei-me uma professora melhor.
REFERÊNCIA:
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.
Brasília: MEC, SEB, 2010.
Postagem refletida: http://palavreandosobreinfancias.blogspot.com/2015/12/a-importancia-do-brincar-na-infanciae.html
Postagem refletida: http://palavreandosobreinfancias.blogspot.com/2015/12/a-importancia-do-brincar-na-infanciae.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário