A
interdisciplina de “Escola, Projeto Pedagógico e Currículo”, trouxe inúmeras
aprendizagens, já no primeiro semestre do curso. As reflexões acerca dos
modelos pedagógicos e epistemológicos foram de extrema importância, uma
aprendizagem para além do âmbito acadêmico, mas sobretudo profissional.
O
empoderamento de saber a teoria, nos torna mais convictos de nosso fazer profissional, das escolhas que realizamos no dia a dia da escola e sobretudo das
concepções que seguimos. Escolhas essas que influenciam diretamente nos
processos de aprendizagem e na vida de nossos alunos.
Hoje,
sem dúvidas, posso dizer que busco uma Pedagogia Relacional. Conforme Becker
(2018), a Pedagogia Relacional (Construtivismo), professor e aluno determinam-se
mutuamente. S ↔ O (modelo epistemológico). Piaget é o mentor de uma pedagogia
relacional. Sendo assim, não se pode exagerar na importância da bagagem
hereditária nem na importância do meio social.
Nesse
sentido, é o sujeito é quem constrói seu conhecimento através das suas
ações. Ele assimila novos saberes através de suas construções e esquemas prévios
e os reconstrói, fazendo um saber que é somente seu, uma produção sua. Desta
forma assimila e acomoda. A ↔ P (modelo pedagógico).
REFERÊNCIA:
BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/becker-epistemologias.pdf.
Acesso em: 17 de out. 2018.
Postagem refletida: http://palavreandosobreinfancias.blogspot.com/2015/07/modelos-pedagogicos-e-epistemologicos.html
Postagem refletida: http://palavreandosobreinfancias.blogspot.com/2015/07/modelos-pedagogicos-e-epistemologicos.html
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