domingo, 23 de dezembro de 2018

Modelos Pedagógico e Epistemológicos: em busca de uma pedagogia relacional



A interdisciplina de “Escola, Projeto Pedagógico e Currículo”, trouxe inúmeras aprendizagens, já no primeiro semestre do curso. As reflexões acerca dos modelos pedagógicos e epistemológicos foram de extrema importância, uma aprendizagem para além do âmbito acadêmico, mas sobretudo profissional.
O empoderamento de saber a teoria, nos torna mais convictos de nosso fazer profissional, das escolhas que realizamos no dia a dia da escola e sobretudo das concepções que seguimos. Escolhas essas que influenciam diretamente nos processos de aprendizagem e na vida de nossos alunos.
Hoje, sem dúvidas, posso dizer que busco uma Pedagogia Relacional. Conforme Becker (2018), a Pedagogia Relacional (Construtivismo), professor e aluno determinam-se mutuamente. S ↔ O (modelo epistemológico). Piaget é o mentor de uma pedagogia relacional. Sendo assim, não se pode exagerar na importância da bagagem hereditária nem na importância do meio social.
Nesse sentido, é o sujeito é quem constrói seu conhecimento através das suas ações. Ele assimila novos saberes através de suas construções e esquemas prévios e os reconstrói, fazendo um saber que é somente seu, uma produção sua. Desta forma assimila e acomoda.  A ↔ P (modelo pedagógico).

REFERÊNCIA:
 BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/becker-epistemologias.pdf.  Acesso em: 17 de out. 2018.

Postagem refletida: http://palavreandosobreinfancias.blogspot.com/2015/07/modelos-pedagogicos-e-epistemologicos.html





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