“ O perigo
de uma única história”
Assistir o vídeo: “ O perigo de uma única história”, proposto pela disciplina de Libras
me fez pensar sobre as maneiras pelas quais vinculamos as diferentes histórias no dia a
dia, principalmente com os nossos
alunos. Nesse sentido, impregnar as histórias, os fatos, as informações com diferentes
olhares e pontos de vistas é fundamental na formação dos nossos pequenos
leitores.
É
fato constatável, que há diferentes formas de contar uma história, de passar as
informações e os fatos, sejam de uma localidade, cultura ou de alguém
conhecido. Todavia, sabemos também, que muitas vezes essas histórias vêm carregada
de subjetividades daqueles que a contaram. Há momentos em que detalhes
fundamentais são mascarados ou distorcidos, o que de certa forma influencia o
receptor das informações.
Não
raro, e por não nos aprofundarmos nas diferentes histórias, aceitamos como
verdades absolutas e inquestionáveis e a boniteza do pensamento questionador se
esmaece dentro de nós, bem como a boniteza de tudo que poderia ter sido e não
foi.
A
mídia é uma expert em nos repassar
informações, com apenas uma face da moeda. Numa velocidade incrível somos abarrotados
de notícias e acontecimentos impregnados por uma ideologia dominante. Sem tempo
de assimilar, introjetamos verdades, consumimos essas verdades e,
impensadamente as reproduzimos.
Nas
escolas não é diferente. Geralmente no início do ano os professores recebem uma
proposta de conteúdos que deverão ser trabalhados. E estes, em muitos casos,
são vividos e trabalhados da mesma maneira ano após ano.
Da
mesma forma, como docentes, devemos estar atentos sobre as histórias dos alunos que
chegam até nós, principalmente no início do ano. Pré-conceitos sobre as diferentes
crianças, rótulos sobre suas famílias e culturas. Precisamos estar atentos,
para além do que está dado, para além das histórias que nos são repassadas.
Precisamos conhecer as diferentes realidades com profundidade, para além do
ver. Precisamos olhar e conhecer as diferentes histórias, através de diferentes
repertórios.
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