domingo, 16 de julho de 2017

Sobre a gestão democrática


As relações horizontais contribuem para institucionalizar uma cultura organizacional democrática pois há uma descentralização do poder e da figura do diretor. Nesse sentido, as decisões são tomadas de maneira compartilhada, visando o bem-estar social. Assim, cria-se uma relação de respeito, solidariedade e escuta aos diferentes participantes do meio escolar, a partir de um princípio democrático.
 O gestor escolar tem um papel decisório na gestão democrática. É ele que exercerá a função de liderança, propondo estratégias para qualificar o bom andamento da instituição escolar. Todavia, necessita desenvolver a empatia e a escuta, partindo de uma relação horizontal.
 Para a escola organizar e garantir a elaboração coletiva e a implementação do PPP e do Regimento Escolar pode-se propor momentos de reunião com os pais, professores e funcionários. Dessa maneira, todos terão a oportunidade de participar.
 Flexibilizar esses momentos também é importante no sentido de adequar aos horários das famílias, garantindo uma maior participação. Dessa forma, em conjunto, podem analisar a realidade escolar, definir prioridades e construir a identidade da escola.
 Uma gestão democrática favorece a aprendizagem escolar e o desenvolvimento dos alunos na medida em que apresenta um olhar diferenciado e individualizado para cada aluno, escutando-os, respeitando seus conhecimentos, promovendo a cidadania. 


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