As relações horizontais contribuem para
institucionalizar uma cultura organizacional democrática pois há uma
descentralização do poder e da figura do diretor. Nesse sentido, as decisões são
tomadas de maneira compartilhada, visando o bem-estar social. Assim, cria-se
uma relação de respeito, solidariedade e escuta aos diferentes participantes do
meio escolar, a partir de um princípio democrático.
O gestor escolar tem um papel
decisório na gestão democrática. É ele que exercerá a função de liderança,
propondo estratégias para qualificar o bom andamento da instituição escolar.
Todavia, necessita desenvolver a empatia e a escuta, partindo de uma relação
horizontal.
Para a escola organizar e
garantir a elaboração coletiva e a implementação do PPP e do Regimento Escolar
pode-se propor momentos de reunião com os pais, professores e funcionários. Dessa maneira, todos terão a oportunidade de participar.
Flexibilizar esses momentos
também é importante no sentido de adequar aos horários das famílias, garantindo
uma maior participação. Dessa forma, em conjunto, podem analisar a realidade escolar, definir prioridades e construir a identidade da escola.
Uma gestão democrática favorece a
aprendizagem escolar e o desenvolvimento dos alunos na medida em que apresenta
um olhar diferenciado e individualizado para cada aluno, escutando-os,
respeitando seus conhecimentos, promovendo a cidadania.
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