A
Experiência de realizar o projeto de aprendizagem: “Sai da toca amigo!”, foi
fantástica! Tanto foi o interesse e a motivação das crianças que o mesmo terá
continuidade no segundo semestre quando retornarmos do recesso escolar.
A cada
novo dia os “pequenos” descobriam novas possibilidades no pátio da escola e
também ao seu redor, que conta com um espaço verde belíssimo. Com isso, o tema
não se esgotava e as crianças- curiosas e pesquisadoras natas- davam vitalidade
a nossa pesquisa.
Um
momento único e de grande aprendizagem para os alunos e para mim, enquanto
professora. Além do que as aulas e o aporte teórico dado pelas professoras
forem de grande valia para fundamentar minha prática, promovendo momentos de
reflexão e análise.
Das
etapas que se seguiram para a composição e realização do projeto (metas),
destaco a importância do professor, em especial o de educação infantil que
trabalha com bebês e crianças bem pequenas, estar atento aos sinais, que muitas
vezes não são verbais mas acontecem nas brincadeiras ou outros momentos da vida
cotidiana, que a criança dá.
Serão
justamente esses sinais, que indicarão os interesses de investigação dos “pequeninos”.
Nesse sentido, o olhar e a escuta cuidadosa é uma capacidade que os docentes
devem aperfeiçoar ao longo de sua trajetória, pois isso denota respeito aos
interesses do educando e a sua bagagem de conhecimentos.
Sem
dúvidas, o projeto de aprendizagem é uma excelente metodologia de ação
pedagógica pois conforme coloca Fagundes (2006, p.30):
O desenvolvimento de um
projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as
indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam
por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e
explicar o mundo. O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem
que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa
sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa
reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora
sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade.
REFERÊNCIA
FAGUNDES,
Léa da Cruz et al. Projetos de
aprendizagem uma experiência mediada por ambientes telemáticos. Revista
Brasileira de Informática na Educação Volume 14 - Número 1 - Janeiro a Abril de
2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário