domingo, 16 de julho de 2017

E, o Projeto Sai da "Toca amigo!" continuará no segundo semestre...

A Experiência de realizar o projeto de aprendizagem: “Sai da toca amigo!”, foi fantástica! Tanto foi o interesse e a motivação das crianças que o mesmo terá continuidade no segundo semestre quando retornarmos do recesso escolar.
A cada novo dia os “pequenos” descobriam novas possibilidades no pátio da escola e também ao seu redor, que conta com um espaço verde belíssimo. Com isso, o tema não se esgotava e as crianças- curiosas e pesquisadoras natas- davam vitalidade a nossa pesquisa.
Um momento único e de grande aprendizagem para os alunos e para mim, enquanto professora. Além do que as aulas e o aporte teórico dado pelas professoras forem de grande valia para fundamentar minha prática, promovendo momentos de reflexão e análise.
Das etapas que se seguiram para a composição e realização do projeto (metas), destaco a importância do professor, em especial o de educação infantil que trabalha com bebês e crianças bem pequenas, estar atento aos sinais, que muitas vezes não são verbais mas acontecem nas brincadeiras ou outros momentos da vida cotidiana, que a criança dá.
Serão justamente esses sinais, que indicarão os interesses de investigação dos “pequeninos”. Nesse sentido, o olhar e a escuta cuidadosa é uma capacidade que os docentes devem aperfeiçoar ao longo de sua trajetória, pois isso denota respeito aos interesses do educando e a sua bagagem de conhecimentos.
Sem dúvidas, o projeto de aprendizagem é uma excelente metodologia de ação pedagógica pois conforme coloca Fagundes (2006, p.30):
O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo. O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade.


REFERÊNCIA

FAGUNDES, Léa da Cruz et al. Projetos de aprendizagem uma experiência mediada por ambientes telemáticos. Revista Brasileira de Informática na Educação Volume 14 - Número 1 - Janeiro a Abril de 2006

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário