Uma
escola democrática, para além da eleição de diretores, caracteriza-se por ser
um espaço onde as relações interpessoais acontecem de forma saudável. A
convivência entre os membros se dá de forma respeitosa, horizontal e
democrática.
Nesse
sentido, podemos afirmar que a educação só se faz se for democrática. Uma das tarefas
primordiais da escola é criar situações que promovam o interesse, a curiosidade
e o encantamento dos alunos pelo conhecimento, de modo que aos poucos, vão reconstruindo
seus saberes e ampliando horizontes.
A
relação entre aluno e professor deve ser permeada pelo respeito as
singularidades e modalidades de aprender. Do mesmo modo, os docentes devem ter um olhar e uma escuta
apurados, no sentido de enxergar o discente de maneira global, principalmente quando trabalhamos
com bebês e crianças bem pequenas.
Os
órgãos colegiados garantem a efetiva participação de todos e descentralizam o
poder das mãos do diretor. Com isso, abre-se espaço para o debate, para
discussão e questionamento, visando a melhoria da qualidade da educação.
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