sexta-feira, 14 de julho de 2017

Mexer na LDB é abrir o campo para novos retrocessos...

Jamil Cury afirma que "Mexer na LDBEN é abrir o campo para novos retrocessos".





Assistir a aula inaugural da FACED 2017/1, ministrada pelo brilhante Jamil Cury foi esclarecedora, me permitindo um mergulho profundo pela história da educação. Concordo com ele ao referir que mexer na LDBEN é abrir o campo para novos retrocessos.
Digo isso, pois, conforme exposto ao longo do vídeo a construção da LDB foi uma conquista difícil, morosa e extremamente complexa. Desconstituir essa escrita potente, através de medida provisória, propondo a Reforma do Ensino Médio é uma forma de propagar as desigualdades sociais.
A reforma curricular do Ensino Médio é um extremo retrocesso, sendo obrigatório somente as disciplinas de português s e matemática, levando os alunos a optarem por diferentes áreas de concentração das mais acadêmicas as voltadas para o mercado de trabalho.
Disciplinas, como Artes, História, Sociologia e Filosofia, que ao meu ver, são importantíssimas para o desenvolvimento de alunos críticos e pensantes são deixadas de lado. Outro aspecto a ser levantado é de questionarmos as condições que pessoas tão jovens têm de tomar decisões tão importantes que podem afetar seu futuro drasticamente. Não seria essa mais uma forma de alavancarmos as desigualdades sociais? De segregarmos indivíduos?
Parece-me que retrocedemos a constituição de 1824, onde a educação era colocada como um direito gratuito, do liberal, mas, ao mesmo tempo, calcada na escravatura. Abre-se, novamente a dupla rede como colocou Cury- uma que conduz a formação de elite e outra que conduz a informalidade ou no máximo a educação profissional.

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