A importância do brincar na infância
e na educação infantil
O brincar é uma das atividades
mais importantes da infância. Deve ser vivido em sua plenitude com o maior
número de repertórios possíveis. É direito de toda a criança brincar. E cabe a nós,
professores da infância, garantirmos esse direito.
Lembro-me, que quando
tinha cinco anos de idade, todas as manhãs enquanto minha avó cuidava dos
afazeres domésticos, montava um cenário no pátio da minha casa. Levava
cobertor, o qual estendia no chão, minhas bonecas, mochilas e diversos
apetrechos os quais julgava necessários na minha brincadeira.
E, lá permanecia
brincando, confabulando no meu mundo imaginário e criando histórias. Que tempo
bom! Saudades da minha infância. Brincava de “casinha”, de “ser professora”, de
fazer teatro”...
Brincar é coisa séria,
pois através dele a criança organiza seu mundo interno, revive situações boas e
ruins, elabora problemas, se reestrutura psiquicamente, criando novo finais
para histórias já vivenciadas. O brincar é extremamente estruturante. Um adulto
saudável, com certeza brincou na sua infância.
Na Educação Infantil, a
aprendizagem ocorre através do cotidiano e principalmente através da
brincadeira, uma linguagem universal no universo infantil. Através dela apresentamos
o mundo em “pequenas doses”, como diria Winnicott. A partir daí a crianças vão
construindo seus saberes de maneira prazerosa e significativa.
Aos professores, cabe a
ampliação dos repertórios de brincadeiras para além dos brinquedos prontos e
industrializados. Trazer elementos da natureza para dentro da sala referência, propiciar
brincadeiras ao ar livre com areia, gravetos, grama. Disponibilizar materiais não estruturados
para que as crianças possam criar, valando-se do jogo simbólico é fundamental
para uma plenitude do brincar na infância
“Qualquer atividade
humana que seja desfrutada em sua realização –na qual a atenção de quem a vive
não vai além dela- é uma brincadeira”. (Maturana, Verden-Zoller, 2004, pag.
232)
Referência:
MATURANA, Humberto R. e VERDEN-ZÖLLER, Gerda.
Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano. Tradução de Humberto Mariotii
e Lia Diskin. São Paulo, Palas Atenas, 2004.
Olá! Vanessa! Interessantes registros de memórias da sua infância. Observando o relato já percebemos o quanto é importante brincar e imaginar. E analisando a questão do conceito explorou os autores estudados no texto, fazendo referência. Continue se esforçando e contribuindo com importantes registros.
ResponderExcluirAbraços
Olá! Vanessa! Interessantes registros de memórias da sua infância. Observando o relato já percebemos o quanto é importante brincar e imaginar. E analisando a questão do conceito explorou os autores estudados no texto, fazendo referência. Continue se esforçando e contribuindo com importantes registros.
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