terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A importância do brincar na infância e na educação infantil

O brincar é uma das atividades mais importantes da infância. Deve ser vivido em sua plenitude com o maior número de repertórios possíveis. É direito de toda a criança brincar. E cabe a nós, professores da infância, garantirmos esse direito.
Lembro-me, que quando tinha cinco anos de idade, todas as manhãs enquanto minha avó cuidava dos afazeres domésticos, montava um cenário no pátio da minha casa. Levava cobertor, o qual estendia no chão, minhas bonecas, mochilas e diversos apetrechos os quais julgava necessários na minha brincadeira.
E, lá permanecia brincando, confabulando no meu mundo imaginário e criando histórias. Que tempo bom! Saudades da minha infância. Brincava de “casinha”, de “ser professora”, de fazer teatro”...
Brincar é coisa séria, pois através dele a criança organiza seu mundo interno, revive situações boas e ruins, elabora problemas, se reestrutura psiquicamente, criando novo finais para histórias já vivenciadas. O brincar é extremamente estruturante. Um adulto saudável, com certeza brincou na sua infância.
Na Educação Infantil, a aprendizagem ocorre através do cotidiano e principalmente através da brincadeira, uma linguagem universal no universo infantil. Através dela apresentamos o mundo em “pequenas doses”, como diria Winnicott. A partir daí a crianças vão construindo seus saberes de maneira prazerosa e significativa.
Aos professores, cabe a ampliação dos repertórios de brincadeiras para além dos brinquedos prontos e industrializados. Trazer elementos da natureza para dentro da sala referência, propiciar brincadeiras ao ar livre com areia, gravetos, grama.  Disponibilizar materiais não estruturados para que as crianças possam criar, valando-se do jogo simbólico é fundamental para uma plenitude do brincar na infância
“Qualquer atividade humana que seja desfrutada em sua realização –na qual a atenção de quem a vive não vai além dela- é uma brincadeira”. (Maturana, Verden-Zoller, 2004, pag. 232)

Referência:

 MATURANA, Humberto R. e VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e Brincar: fundamentos esquecidos do humano. Tradução de Humberto Mariotii e Lia Diskin. São Paulo, Palas Atenas, 2004.





2 comentários:

  1. Olá! Vanessa! Interessantes registros de memórias da sua infância. Observando o relato já percebemos o quanto é importante brincar e imaginar. E analisando a questão do conceito explorou os autores estudados no texto, fazendo referência. Continue se esforçando e contribuindo com importantes registros.
    Abraços

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  2. Olá! Vanessa! Interessantes registros de memórias da sua infância. Observando o relato já percebemos o quanto é importante brincar e imaginar. E analisando a questão do conceito explorou os autores estudados no texto, fazendo referência. Continue se esforçando e contribuindo com importantes registros.
    Abraços

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