Refletir sobre os modelos pedagógicos e
epistemológicos é muito interessante e exercício fundamental para a formação de
professores. O texto: “Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos” do
professor Fernando Becker, apresenta a Pedagogia Diretiva, Pedagogia Não
Diretiva e Pedagogia Relacional.
A partir da leitura, compreendi que toda a
prática pedagógica tem um viés que a sustenta, uma perspectiva que a faz
acontecer e que por trás delas há uma concepção de educação, de homem, de
sociedade, de um fazer educativo.
Na Pedagogia Diretiva (Empirismo), existe
a crença do “mito da transmissão do conhecimento”. Nessa visão, o sujeito é uma
“tábula rasa”, uma folha em branco, não havendo nada no nosso intelecto que não
tenha entrado lá, senão através dos sentido. O sujeito é totalmente determinado
pelo mundo do objeto ou meio físico e social.
S ← O (modelo epistemológico)
O ensino e aprendizagem pólis dicotômico,
onde o professor jamais aprenderá e o aluno jamais ensinará A ←
P (modelo pedagógico).
Já a Pedagogia Não Diretiva (Apriorismo),
o professor é um facilitador ( Carl Rogers). O aluno aprende por si mesmo,
“laissez-faire”- deixar fazer.
Apriorismo, vem de a priori; aquilo que é posto antes como condição do
que vem depois. Priorizam a bagagem hereditária. Nesse sentido, o homem já
nasce com conhecimento que está programado na sua herança genética. S →
O (modelo epistemológico).
O pólo de ensino é desautorizado e o de
aprendizagem tornado absoluto. A → P (modelo pedagógico). É
importante observar que este modelo reforça a lógica da exclusão, uma vez que
trabalha na perspectiva do défict herdado. Mais uma vez caímos nos
pré-conceitos dos marginalizados, invisíveis, que mais uma vez serão colocados
nesse papel.
A Pedagogia Relacional ( Construtivismo),
professor e aluno determinam-se mutuamente. S ↔ O (modelo
epistemológico). Piaget é o mentor de uma pedagogia relacional. Sendo assim,
não se pode exagerar na importância da bagagem hereditária nem na importância
do meio social.
O sujeito é quem constrói seu conhecimento através das
suas ações. Ele assimila novos saberes atraves de suas construções e esquemas
prévios e os reconstrói, fazendo uma saber que é somente seu, uma producção
sua. Desta forma assimila e acomoda. A ↔
P (modelo pedagógico)
Trabalho com Educação Infantil e
procuro em minha prática seguir um Pedagogia Relacional, pois acredito que essa
perspectiva é a mais coerente e que pode efetivamente trazer mudanças significativas
para o mundo. Penso que devemos formar cidadão críticos, reflexivos,
questionadores, inovadores e não meros
repetidores de verdades prontas e acabadas.
Em minha sala de aula, procuro
trabalhar através de um método globalizado, onde as disciplinas e os conteúdos
não são apresentados de maneira estritamente disciplinar. Interessa o que as
crianças já sabem, seus conhecimentos prévios, seus interesses, suas
indagações. E, é nesse sentido que
trabalho, buscando trazer respostas a problemas ou questões que surgem ao longo
do cotidiano da Educação Infantil. Penso que assim, tanto professor quanto
aluno aprendem e ensinam mutuamente, construindo de fato um espaço dialógico,
acolhedor das diferenças e novas possibilidades de ser e estar no mundo.
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