segunda-feira, 6 de julho de 2015

Modelos Pedagógicos e Epistemológicos- Escola Projeto Pedagógico e Currículo

Refletir sobre os modelos pedagógicos e epistemológicos é muito interessante e exercício fundamental para a formação de professores. O texto: “Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos” do professor Fernando Becker, apresenta a Pedagogia Diretiva, Pedagogia Não Diretiva e Pedagogia Relacional.
A partir da leitura, compreendi que toda a prática pedagógica tem um viés que a sustenta, uma perspectiva que a faz acontecer e que por trás delas há uma concepção de educação, de homem, de sociedade, de um fazer educativo.
Na Pedagogia Diretiva (Empirismo), existe a crença do “mito da transmissão do conhecimento”. Nessa visão, o sujeito é uma “tábula rasa”, uma folha em branco, não havendo nada no nosso intelecto que não tenha entrado lá, senão através dos sentido. O sujeito é totalmente determinado pelo mundo do objeto ou meio físico e social.  S ← O (modelo epistemológico)
O ensino e aprendizagem pólis dicotômico, onde o professor jamais aprenderá e o aluno jamais ensinará A ← P  (modelo pedagógico).
Já a Pedagogia Não Diretiva (Apriorismo), o professor é um facilitador ( Carl Rogers). O aluno aprende por si mesmo, “laissez-faire”- deixar fazer.  Apriorismo, vem de a priori; aquilo que é posto antes como condição do que vem depois. Priorizam a bagagem hereditária. Nesse sentido, o homem já nasce com conhecimento que está programado na sua herança genética. S → O (modelo epistemológico).
O pólo de ensino é desautorizado e o de aprendizagem tornado absoluto. A → P (modelo pedagógico). É importante observar que este modelo reforça a lógica da exclusão, uma vez que trabalha na perspectiva do défict herdado. Mais uma vez caímos nos pré-conceitos dos marginalizados, invisíveis, que mais uma vez serão colocados nesse papel.
A Pedagogia Relacional ( Construtivismo), professor e aluno determinam-se mutuamente. S ↔ O (modelo epistemológico). Piaget é o mentor de uma pedagogia relacional. Sendo assim, não se pode exagerar na importância da bagagem hereditária nem na importância do meio social.
O sujeito é  quem constrói seu conhecimento através das suas ações. Ele assimila novos saberes atraves de suas construções e esquemas prévios e os reconstrói, fazendo uma saber que é somente seu, uma producção sua. Desta forma assimila e acomoda.  A ↔ P (modelo pedagógico)
Trabalho com Educação Infantil e procuro em minha prática seguir um Pedagogia Relacional, pois acredito que essa perspectiva é a mais coerente e que pode efetivamente trazer mudanças significativas para o mundo. Penso que devemos formar cidadão críticos, reflexivos, questionadores, inovadores  e não meros repetidores de verdades prontas e acabadas.
Em minha sala de aula, procuro trabalhar através de um método globalizado, onde as disciplinas e os conteúdos não são apresentados de maneira estritamente disciplinar. Interessa o que as crianças já sabem, seus conhecimentos prévios, seus interesses, suas indagações. E, é nesse sentido  que trabalho, buscando trazer  respostas  a problemas ou questões que surgem ao longo do cotidiano da Educação Infantil. Penso que assim, tanto professor quanto aluno aprendem e ensinam mutuamente, construindo de fato um espaço dialógico, acolhedor das diferenças e novas possibilidades de ser e estar no mundo.


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