terça-feira, 20 de junho de 2017

O Plano de Ação no Projeto de Aprendizagem

Passar pela experiência de construir um Projeto de Aprendizagem junto as crianças com quais atuo, tem sido uma experiência muito rica e de grande aprendizagem. Desde as observações iniciais que envolveram um acolhimento, olhar e escuta apurada frente os interesses dos “pequeninos” até a elaboração do plano de ação, meta quatro, tem sido interessante.
Construir o Plano de Ação foi uma etapa muito importante no Projeto de Aprendizagem, pois obtive uma ideia globalizada dos objetivos, tempos, procedimentos didáticos e metodologias utilizadas no projeto. E, ainda pude traçar novos objetivos e atividades para dar continuidade a essa bonita caminhada.
Segue meu Plano de Ação do Projeto de Aprendizagem: Sai da Toca Amigo!

  
METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa
Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).
10/04 a 20/04
A partir da minha observação, olhar e escuta apurados em relação as minhas crianças da faixa etária dois, nos momentos de brincadeira no pátio da escola, observei que os pequenos traziam continuamente o interesse pelas miudezas do espaço natural: sementes, folhas, pedras diferentes, minhocas, gravetos...
Brincadeira livre no pátio, propiciando que as crianças criassem seus próprios repertórios infantis, de acordo com seus interesses.
Meta 2 - Dúvidas e Certezas
Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento
24/04 a 01/05
No momento da roda de conversas questionei o que havia no pátio da escola. As crianças elencaram uma série de elementos, tais como: folhas, pedras, minhocas, formiga, dentre outros. (Conhecimentos prévios)
Para a composição das dúvidas temporárias, intervi, ajudando-as a elaborar, através de questionamentos a respeito de seus conhecimentos prévios, de modo que os deixassem curiosos.
- Apresentação da “Menina”, boneca de pano a qual confeccionei”, que está sendo a grande interlocutora do Projeto. A mesma, toda semana traz alguma novidade propõe novos desafios.
- Contação da história: Sai da Toca Amigo, de Anna Gobel, Ed. LÊ. (A mesma foi contada ao ar livre no pátio da escola)
- Recolher folhas e outras miudezas que encontrarem pelo quintal.
Meta 3 – Mapa Conceitual
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.

04/05 a 15/05
Retomada na roda de conversa sobre os conhecimentos prévios das crianças, lançando, novamente, o questionamento: O que tem no pátio da escola?
As crianças foram convidadas a explorarem o pátio da escola a partir do nosso foco investigativo.
- Investigar no pátio as miudezas do quintal, conforme haviam citado, tais como: folhas, a minhoca, as pedrinhas, ...
Registro fotográfico, feito pela professora, desse momento investigativo
- Recolher alguns elementos naturais para nosso cesto dos tesouros (sementes, folhas, pedrinhas diferenciadas).
- Retomada de tudo que encontramos pelo pátio e organização nos cestos dos tesouros.
- Apresentação das fotos em forma de mapa conceitual.
-Exposição do mapa conceitual na sala de aula.
Meta 4 – Plano de Ação
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.
22/05 a 15/05
A realização do projeto: Sai da toca amigo, tem sido rica e prazerosa para as crianças. O objetivo desse projeto, além de sanar as curiosidades e dúvidas e curiosidades das crianças em relação as “miudezas do pátio da escola” é de provocar um “desemparedamento” dos pequeninos, para além das paredes da sala de referência. Percebo que é urgente provocarmos um encontro das crianças com o meio ambiente, com a natureza, e modo que elas se encantem com aquilo que há de mais belo- as belezas naturais.
As crianças necessitam criar seus repertórios e brincadeiras, com as riquezas da natureza- pedras, terra, folhas, cascas, sementes- para além dos brinquedos plásticos, prontos e industrializados. Portanto, esse projeto tem como eixo norteador as interações e brincadeiras, tal como propõe as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil de 2009.
 A cada semana a menina- a boneca de pano e interlocutora do projeto- traz novas possibilidades e surpresas que motiva as crianças, deixando-as curiosas.
É visível o crescimento e envolvimentos dos “pequeninos”, que se encantam com as novas descobertas, afinal para eles o mundo é um grande laboratório.
Das diferentes experiências educativas que realizamos e das muitas outras que ainda realizaremos, trago a curiosidade como o elemento marcante em minhas crianças.
Muito provavelmente, esse projeto se estenderá durante o segundo semestre, pois o interesse permanece e novas dúvidas vão surgindo ao longo do caminho. Esse é combustível que nos move com paixão e encantamento.
- A menina –boneca de pano- apresentou no pátio uma surpresa. Sobre um pano estendido no chão serão apresentados os cestos dos tesouros, com miudezas que as crianças encontram no pátio e outras que acrescentei, para enriquecer a atividade. Também serão disponibilizadas lupas para as crianças investigarem os elementos como desejarem.
A partir disso as crianças manipularam esses elementos e criarão seus próprios repertórios.
- Contação da história: O minhoco apaixonado, de Alessandra Pontes Roscoe e Luciana Fernandez.
- No pátio investigamos onde ficava a casinha da minhoca.
- Foram disponibilizadas panelas (de verdade), para que as crianças brincarem com os materiais que encontrarem pelo pátio (pedrinhas, sementes, areia e outros).
- As crianças foram levadas ao pátio da frente da escola. Lá, a menina – boneca de pano-  apresentou uma nova possibilidade de brincadeira. Em suporte de madeira cheio de areia (semelhante a um caixote), porém da altura das crianças, foi disponibilizado. Sobre ele haviam pequenos animais de madeira, além de outros bichinhos, pequenas folhagens, dentre outros. Disponibilizei também outros materiais naturais, tais como pequenas conchas, sementes, para que as crianças criassem seus repertórios infantis.
- A menina deixou uma nova surpresa! O que será? A história da “Formiga amiga” de Bartolomeu Campos de Queirós, Ilustrações Elisabeth Teixeira, Editora Moderna.
O livro conta a história da formiguinha Dulce que era apaixonada por doces e morava lá na cozinha do menino.
-Procuramos no pátio as amigas da Dulce. Onde moram as formiguinhas? Será que tem muitas formigas no nosso pátio?
Na sala foi montada a cozinha da Dulce com panelas de verdade e utensílios variados. Foram disponibilizados elementos naturais para complementar a brincadeira.
Culminância:
-  A culminância do Projeto será a construção de um espaço natural na escola (com elementos da natureza) e outro com redes de descanso para que os pequenos possam repousar no pátio da escola.




Meta 5 - Relatório
Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina
Será solicitado na 14ª e 15ª semanas.



2 comentários:

  1. Olá Vanessa! Muito interessante o projeto desenvolvido! Como as imagens, presentes no mapa conceitual, facilitaram a compreensão dos conhecimentos prévios e das aprendizagens realizadas! Parabéns pela iniciativa e dedicação! Vou aguardas suas considerações sobre a interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental, ok? Forte abraço, tutora Josele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Josele! Em breve estarei postando minhas considerações sobre a interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental.
      Abraço,
      Vanessa

      Excluir