Conforme
venho explanando ao longo das postagens, o trabalho com a educação infantil tem
especificidades próprias. Do mesmo modo, o fazer educativo se difere de outros
níveis de ensino, como no fundamental, por exemplo.
Na
interdisciplina Projeto Pedagógico
em Ação, na qual desenvolvendo projetos
de aprendizagem nas escolas onde atuamos, a meta três foi a construção de um
mapa conceitual que contemplasse os conhecimentos prévios dos alunos acerca do
tema a ser investigado.
Com
as crianças da faixa etária dois, estou desenvolvendo o Projeto de
Aprendizagem: Sai da toca amigo!, conforme expus na postagem anterior. A seguir
comentarei como elaborei o mapa conceitual com crianças tão pequenas.
Na
roda de conversa, dialogamos sobre o que tinha no pátio da escola. As respostas
foram diversificadas, tais como: formigas, minhocas, areia, folhas grandes
pequenas, dentre outros. Seguimos conversando sobre os conhecimentos prévios
das crianças.
Em
seguida, propus que fossemos ao pátio investigar se realmente tinha tudo isso
no pátio da escola. O resultado foi muito interessante, pois de fato, mais uma
vez as crianças se mostraram excelentes observadoras, encontrando todos os
itens elencados durante nossa conversa anterior.
A
partir desse momento, registrei através de fotos esse rico momento
investigativo, construindo o mapa conceitual dessa maneira. Acredito, que
essa forma de abordagem foi muito significativa, pois através da ação as
crianças puderam verificar suas certezas provisórias e posteriormente, em outro
momento, visualizar através de fotos o mapa.
Segue
o mapa conceitual:
Nenhum comentário:
Postar um comentário