terça-feira, 20 de junho de 2017

A elaboração do mapa conceitual


Conforme venho explanando ao longo das postagens, o trabalho com a educação infantil tem especificidades próprias. Do mesmo modo, o fazer educativo se difere de outros níveis de ensino, como no fundamental, por exemplo.
Na interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação, na qual desenvolvendo projetos de aprendizagem nas escolas onde atuamos, a meta três foi a construção de um mapa conceitual que contemplasse os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema a ser investigado.
Com as crianças da faixa etária dois, estou desenvolvendo o Projeto de Aprendizagem: Sai da toca amigo!, conforme expus na postagem anterior. A seguir comentarei como elaborei o mapa conceitual com crianças tão pequenas.
Na roda de conversa, dialogamos sobre o que tinha no pátio da escola. As respostas foram diversificadas, tais como: formigas, minhocas, areia, folhas grandes pequenas, dentre outros. Seguimos conversando sobre os conhecimentos prévios das crianças.
Em seguida, propus que fossemos ao pátio investigar se realmente tinha tudo isso no pátio da escola. O resultado foi muito interessante, pois de fato, mais uma vez as crianças se mostraram excelentes observadoras, encontrando todos os itens elencados durante nossa conversa anterior.
A partir desse momento, registrei através de fotos esse rico momento investigativo, construindo o mapa conceitual dessa maneira. Acredito, que essa forma de abordagem foi muito significativa, pois através da ação as crianças puderam verificar suas certezas provisórias e posteriormente, em outro momento, visualizar através de fotos o mapa.
Segue o mapa conceitual:





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