Reflexão sobre as aprendizagens significativas do primeiro semestre
Refletir sobre as aprendizagens do
primeiro semestre é uma tarefa alegre, rica, prazerosa e significativa. Sempre
que iniciamos uma nova caminhada em nossas vidas, seja - um emprego novo, uma
casa nova, um relacionamento novo- nos exige um esforço de abertura para o
inesperado, para o novo, para o imprevisível.
Meu ingresso na PEAD
não foi diferente. Essa nova caminhada me exigiu esforço, dedicação, resignação
ao tempo que tinha disponível, que por sinal era curto, e muita
paciência. Todavia, como diz o velho ditado popular "Depois da tempestade
vem a bonança". Passado os desafios iniciais pude respirar com mais
tranquilidade. Hoje, já acostumada com o ritmo do curso e já conhecendo a
metodologia de trabalho, bem como os colegas, professores e tutores, tenho
certeza que a caminhada do segundo semestre será muito mais calma.
Falar de uma ou outra
interdisciplina é difícil, pois ao meu ver, todas se conectaram, completando-se
mutuamente, formando uma linda sinfonia ao longo do tempo. E, essa sinfonia
permitiu que aos alunos, dentro de seu ritmo de aprendizagem, tecessem seus
conhecimentos.
Fazendo uma retomada deste primeiro semestre, percebo que
muito aprendi, cresci, construí e desconstruí uma série de conceitos, pré
conceitos e verdades até então eram tidas como verdades absolutas para mim.
Flexibilizei meu pensamento e modo de agir, tanta na vida pessoal com meus
familiares e amigos quanto com meus alunos em sala de aula.
Minha maneira de pensar educação
e de fazê-la, mudou drasticamente após as leituras realizadas, dos estudos
sobre as diferentes pedagogias existentes, sobre a concepção de aluno, sobre a
escola real e idealizada, sobre as maneiras de ensinar, por vezes fragmentadas
e engessadas que ainda propomos. Os estudos sobre as culturas, o
multiculturalismo, o etnocentrismo, e a lógica da inclusão da exclusão, o
marginalizados, os invisíveis, os documentários e filmes assistidos foram
importantíssimos para minha formação.
Sendo assim, considero que todas as interdisciplinas foram
relevantes e me auxiliaram construir diferentes saberes que se completaram ao
longo do semestre. Entretanto, a interdisciplina de Seminário Integrador
foi extremamente significativa, em especial a composição do “Retrato da
Escola”. Vide em http://retratodaescolavanessaquadros.pbworks.com/w/page/90553352/FrontPage
Esse trabalho me desestabilizou em diversos momentos, pois
exigiu uma composição minuciosa. Eis que me surgiu uma série de
questionamentos: como compô-lo, como encontrar o melhor ângulo, como apresentar
o local onde trabalho e que por vezes sequer resinificamos nosso olhar em
relação ao mesmo, por já estarmos ambientados, acostumado, com olhar fechado.
Como fazer esse distanciamento perceptual e recriar aquilo que já está dado?
Elaborar o "Retrato da Escola" foi uma
experiência interessante e significativa. Tomar um distanciamento e apurar o
olhar para o seu local de trabalho cotidiano foi uma tarefa um tanto quanto
complexa.
Rever o Plano Político Pedagógico e fazer as próprias
constatações do que fato acontece na prática são ações que nos desacomodam e
nos levam a refletir sobre os caminhos possíveis de otimizar o processo e o
contexto educacional.
Refletir sobre as aprendizagens do
primeiro semestre é uma tarefa alegre, rica, prazerosa e significativa. Sempre
que iniciamos uma nova caminhada em nossas vidas, seja - um emprego novo, uma
casa nova, um relacionamento novo- nos exige um esforço de abertura para o
inesperado, para o novo, para o imprevisível.
Meu ingresso na PEAD
não foi diferente. Essa nova caminhada me exigiu esforço, dedicação, resignação
ao tempo que tinha disponível, que por sinal era curto, e muita
paciência. Todavia, como diz o velho ditado popular "Depois da tempestade
vem a bonança". Passado os desafios iniciais pude respirar com mais
tranquilidade. Hoje, já acostumada com o ritmo do curso e já conhecendo a
metodologia de trabalho, bem como os colegas, professores e tutores, tenho
certeza que a caminhada do segundo semestre será muito mais calma.
Falar de uma ou outra
interdisciplina é difícil, pois ao meu ver, todas se conectaram, completando-se
mutuamente, formando uma linda sinfonia ao longo do tempo. E, essa sinfonia
permitiu que aos alunos, dentro de seu ritmo de aprendizagem, tecessem seus
conhecimentos.
Fazendo uma retomada deste primeiro semestre, percebo que muito aprendi, cresci, construí e desconstruí uma série de conceitos, pré conceitos e verdades até então eram tidas como verdades absolutas para mim. Flexibilizei meu pensamento e modo de agir, tanta na vida pessoal com meus familiares e amigos quanto com meus alunos em sala de aula.
Minha maneira de pensar educação e de fazê-la, mudou drasticamente após as leituras realizadas, dos estudos sobre as diferentes pedagogias existentes, sobre a concepção de aluno, sobre a escola real e idealizada, sobre as maneiras de ensinar, por vezes fragmentadas e engessadas que ainda propomos. Os estudos sobre as culturas, o multiculturalismo, o etnocentrismo, e a lógica da inclusão da exclusão, o marginalizados, os invisíveis, os documentários e filmes assistidos foram importantíssimos para minha formação.
Fazendo uma retomada deste primeiro semestre, percebo que muito aprendi, cresci, construí e desconstruí uma série de conceitos, pré conceitos e verdades até então eram tidas como verdades absolutas para mim. Flexibilizei meu pensamento e modo de agir, tanta na vida pessoal com meus familiares e amigos quanto com meus alunos em sala de aula.
Minha maneira de pensar educação e de fazê-la, mudou drasticamente após as leituras realizadas, dos estudos sobre as diferentes pedagogias existentes, sobre a concepção de aluno, sobre a escola real e idealizada, sobre as maneiras de ensinar, por vezes fragmentadas e engessadas que ainda propomos. Os estudos sobre as culturas, o multiculturalismo, o etnocentrismo, e a lógica da inclusão da exclusão, o marginalizados, os invisíveis, os documentários e filmes assistidos foram importantíssimos para minha formação.
Sendo assim, considero que todas as interdisciplinas foram
relevantes e me auxiliaram construir diferentes saberes que se completaram ao
longo do semestre. Entretanto, a interdisciplina de Seminário Integrador
foi extremamente significativa, em especial a composição do “Retrato da
Escola”. Vide em http://retratodaescolavanessaquadros.pbworks.com/w/page/90553352/FrontPage
Esse trabalho me desestabilizou em diversos momentos, pois
exigiu uma composição minuciosa. Eis que me surgiu uma série de
questionamentos: como compô-lo, como encontrar o melhor ângulo, como apresentar
o local onde trabalho e que por vezes sequer resinificamos nosso olhar em
relação ao mesmo, por já estarmos ambientados, acostumado, com olhar fechado.
Como fazer esse distanciamento perceptual e recriar aquilo que já está dado?
Elaborar o "Retrato da Escola" foi uma
experiência interessante e significativa. Tomar um distanciamento e apurar o
olhar para o seu local de trabalho cotidiano foi uma tarefa um tanto quanto
complexa.
Rever o Plano Político Pedagógico e fazer as próprias
constatações do que fato acontece na prática são ações que nos desacomodam e
nos levam a refletir sobre os caminhos possíveis de otimizar o processo e o
contexto educacional.
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