quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A experiência de passar pelo 1º Work Shop de Avaliação


O Work Shop de Avaliação foi uma experiência rica e significativa. Um momento de compartilhar ideias e construções que realizamos ao longo do semestre. Cada colega, da sua maneira, conseguiu explicitar e passar a mensagem de suas aprendizagens durante o curso.
Penso que são nesses momentos de troca que mais aprendemos. Abre-se um espaço, onde os saberes são colocados lado a lado, onde conhecimentos e emoções se misturam, pois quando falamos de nossas aprendizagens, estamos falando sobre nós mesmos, ou seja, sobre o nosso modo peculiar de assimilar e perceber o mundo.
Mas, até chegar o grande dia - da apresentação- muito esforço foi dedicado para compor esse trabalho. Revisitar todas as leituras, anotações, discussões realizadas foi uma tarefa árdua. E, dentre todas as aprendizagens elencar a mais significativa, foi difícil, pois as interdisciplinas se misturavam, complementando-se.
Nomeie o meu trabalho de Percursos de Aprendizagem. Nele procurei falar da minha trajetória ao longo do primeiro semestre do curso: as mudanças decorrentes na minha vida pessoal e profissional, na minha forma de ver a escola, a educação...
Relatei sobre o Retrato da Escola, que ao meu ver, foi um trabalho singular e que me propiciou tomar um distanciamento/ estranhamento do lugar onde trabalho diariamente e poder analisá-lo, numa perspectiva positiva, no sentido de melhorá-lo.
Portanto, considero que esse método de avaliação seja pertinente e adequado. Assim sendo, o aluno é levado a pensar, estabelecer relações lógicas, construir saberes com significado, vividos e sentidos. É uma proposta inovadora e que deveria ser adotada em outros curso também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário