quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A experiência de passar pelo 1º Work Shop de Avaliação


O Work Shop de Avaliação foi uma experiência rica e significativa. Um momento de compartilhar ideias e construções que realizamos ao longo do semestre. Cada colega, da sua maneira, conseguiu explicitar e passar a mensagem de suas aprendizagens durante o curso.
Penso que são nesses momentos de troca que mais aprendemos. Abre-se um espaço, onde os saberes são colocados lado a lado, onde conhecimentos e emoções se misturam, pois quando falamos de nossas aprendizagens, estamos falando sobre nós mesmos, ou seja, sobre o nosso modo peculiar de assimilar e perceber o mundo.
Mas, até chegar o grande dia - da apresentação- muito esforço foi dedicado para compor esse trabalho. Revisitar todas as leituras, anotações, discussões realizadas foi uma tarefa árdua. E, dentre todas as aprendizagens elencar a mais significativa, foi difícil, pois as interdisciplinas se misturavam, complementando-se.
Nomeie o meu trabalho de Percursos de Aprendizagem. Nele procurei falar da minha trajetória ao longo do primeiro semestre do curso: as mudanças decorrentes na minha vida pessoal e profissional, na minha forma de ver a escola, a educação...
Relatei sobre o Retrato da Escola, que ao meu ver, foi um trabalho singular e que me propiciou tomar um distanciamento/ estranhamento do lugar onde trabalho diariamente e poder analisá-lo, numa perspectiva positiva, no sentido de melhorá-lo.
Portanto, considero que esse método de avaliação seja pertinente e adequado. Assim sendo, o aluno é levado a pensar, estabelecer relações lógicas, construir saberes com significado, vividos e sentidos. É uma proposta inovadora e que deveria ser adotada em outros curso também!


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O sentido do Portfólio...

O portfólio é um excelente instrumento de aprendizagem , uma vez que é o aluno quem o compõe através de suas reflexões, construções, vivências e práticas cotidianas. Sendo assim, o discente é levado a pensar sobre o que está sendo estudado nas diferentes interdisciplinas, estabelecendo conexões/relações com sua prática profissional e porque não dizer pessoal.
Permite a ressignificação de saberes e promove um olhar cuidadoso do que está sendo trabalhado e estudado ao longo do semestre. Confesso, que no princípio tive dificuldades de compô-lo, pois não não compreendia o seu sentido. E, por falta de organização do tempo não realizei todas as postagens semanais.
Todavia, quando as fazia buscava trazer reflexões significativas para mim, em relação ao meu cotidiano escolar ou não, fazendo sempre uma relação com as leituras, trabalhos e assuntos discutidos nos encontros presenciais ou não presenciais. Penso que é assim que devem ser compostas as postagens de um blog/portfólio. Um texto, composto permeado por pesamentos, falas, olhares e escutas que se atravessam pelas indagações, constatações e construções que vamos fazendo ao longo do caminho.
Sem dúvida, o portfólio é uma excelente maneira de avaliação para adultos e crianças, pois analisa o processo, os percursos que o aluno percorreu e não apenas o resultado final. Afinal se falamos tanto em uma educação ética, cuidadosa e amorosa, devemos adotar perspectivas como essa em nosso dia a dia em sala de aula.



terça-feira, 25 de agosto de 2015

Reflexão sobre as aprendizagens significativas  do primeiro semestre

Refletir sobre as aprendizagens do primeiro semestre é uma tarefa alegre, rica, prazerosa e significativa. Sempre que iniciamos uma nova caminhada em nossas vidas, seja - um emprego novo, uma casa nova, um relacionamento novo- nos exige um esforço de abertura para o inesperado, para o novo, para o imprevisível.
Meu ingresso na PEAD não foi diferente. Essa nova caminhada me exigiu esforço, dedicação, resignação ao tempo que tinha disponível, que por sinal era curto,  e muita paciência. Todavia, como diz o velho ditado popular "Depois da tempestade vem a bonança". Passado os desafios iniciais pude respirar com mais tranquilidade. Hoje, já acostumada com o ritmo do curso e já conhecendo a metodologia de trabalho, bem como os colegas, professores e tutores, tenho certeza que a caminhada do segundo semestre será muito mais calma.
Falar de uma ou outra interdisciplina é difícil, pois ao meu ver, todas se conectaram, completando-se mutuamente, formando uma linda sinfonia ao longo do tempo. E, essa sinfonia permitiu que aos alunos, dentro de seu ritmo de aprendizagem, tecessem seus conhecimentos.
Fazendo uma retomada deste primeiro semestre, percebo que muito aprendi, cresci, construí e desconstruí uma série de conceitos, pré conceitos e verdades até então eram tidas como verdades absolutas para mim. Flexibilizei meu pensamento e modo de agir, tanta na vida pessoal com meus familiares e amigos quanto com meus alunos em sala de aula.
Minha maneira de pensar educação e de fazê-la, mudou drasticamente após as leituras realizadas, dos estudos sobre as diferentes pedagogias existentes, sobre a concepção de aluno, sobre a escola real e idealizada, sobre as maneiras de ensinar, por vezes fragmentadas e engessadas que ainda propomos. Os estudos sobre as culturas, o multiculturalismo, o etnocentrismo, e a lógica da inclusão da exclusão, o marginalizados, os invisíveis, os documentários e filmes assistidos foram importantíssimos para minha formação.
Sendo assim, considero que todas as interdisciplinas foram relevantes e me auxiliaram construir diferentes saberes que se completaram ao longo do semestre. Entretanto, a interdisciplina de Seminário Integrador foi extremamente significativa, em especial a composição do “Retrato da Escola”. Vide em http://retratodaescolavanessaquadros.pbworks.com/w/page/90553352/FrontPage
Esse trabalho me desestabilizou em diversos momentos, pois exigiu uma composição minuciosa. Eis que me surgiu uma série de questionamentos: como compô-lo, como encontrar o melhor ângulo, como apresentar o local onde trabalho e que por vezes sequer resinificamos nosso olhar em relação ao mesmo, por já estarmos ambientados, acostumado, com olhar fechado. Como fazer esse distanciamento perceptual e recriar aquilo que já está dado?
Elaborar o "Retrato da Escola" foi uma experiência interessante e significativa. Tomar um distanciamento e apurar o olhar para o seu local de trabalho cotidiano foi uma tarefa um tanto quanto complexa.
Rever o Plano Político Pedagógico e fazer as próprias constatações do que fato acontece na prática são ações que nos desacomodam e nos levam a refletir sobre os caminhos possíveis de otimizar o processo e o contexto educacional.

 Que possamos trilhar um caminho belo e colorido neste curso!



     Recomeçar é sempre bom!

É com grande alegria que iniciamos o segundo semestre do curso de Pedagogia. Passado o "sufoco" inicial, o período de adaptação ao curso, a metodologia de ensino e maneiras de organizar o tempo para os estudos, recomeçamos um novo semestre!
E, não poderíamos começar melhor: com a disciplina de Seminário Integrador II. Com a calma e doçura da professora Rosane Aragon, e dos queridos tutores tenho certeza de que mais uma vez construiremos uma linda rede aprendizagens. 
Abre-se uma nova página em nosso livro de aprendizagens para que possamos redigir novos olhares, práticas e saberes em relação à Educação!