domingo, 29 de outubro de 2017

A Educação de Pessoas com Necessidades Especiais- histórico e avanços

A disciplina de “Educação de Pessoas com Necessidades Especiais” tem sido muito rica e significativa. Parabenizo as professoras pela escolha do vídeo: “História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil”, bem como o texto: “ História Geral do Atendimento à Pessoa com Deficiência” para dar início aos nossos estudos e reflexões. Quanta riqueza guardam esses materiais os quais me prenderam a atenção e me levaram a realizar uma leitura minuciosa.
Confesso que não conhecia a história das pessoas com deficiência, muito menos o seu movimento no Brasil. Conforme foi apresentado no vídeo, até 1979, os deficientes eram invisíveis na sociedade brasileira, vivendo institucionalizados ou reservados ao ambiente familiar.
O apanhado histórico realizado foi muito significativo retomando essa trajetória histórica desde o Brasil Imperial, ressaltando a criação do Instituto Benjamin Constant. Ali dava-se o início ao processo de inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade, ainda que fosse numa lógica assistencialista.
Precisamos ressaltar que houve um avanço significativo no Brasil no que se refere a conquista de direitos as pessoas com deficiência, mas há um longo caminho a percorrer para que de fato essas pessoas sejam incluídas na sociedade de maneira plena. No contexto escolar, na maioria das vezes, o que ocorre é uma integração e não uma inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais.
O texto fez uma belíssima retomada histórica - desde a Pré-História, passando pela Antiguidade, Idade Média, Idade moderna e, Idade Contemporânea, contextualizando a trajetória do atendimento a pessoa com deficiência. A partir dessa leitura, é possível compreender todo o histórico de sofrimento, negligência e invisibilidade que essas pessoas passaram ao longo dos anos.
Todavia, também é possível entender que com a empreendimento de esforços, e muitas lutas legitimaram- se como atores sociais. Muito já foi feito em termos de avanços e conquistas de direitos, mas precisamos prosperar ainda mais.

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Referência:
História Geral do Atendimento à Pessoa com Deficiência Texto retirado de: Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim. Educação especial: história, etiologia, conceitos e legislação vigente / Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues, Elisandra André Maranhe. In: Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência mental / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini (org.). – Bauru: MEC/FC/SEE, 2008.



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