sábado, 16 de abril de 2016

Os desafios da elaboração de textos qualificados para postagem no blog

Elaborar textos não é tarefa fácil, simplista e terminada em si mesma. Para escrever um bom texto, é preciso se deixar levar pelo mundo abstrato das ideias, é preciso concretizar em palavras os nossos pensamentos, construções e convicções mais profundas e verdadeiras.
Apaixonada pelo mundo das letras, desde a mais tenra idade, acredito que a escrita exige um movimento de entrega por parte do escritor. De tal modo, que esse envolvimento permita a conexão de ideias e um engajamento das diferentes partes que compõe o texto.
Ao escrever, devemos sempre lembra a intenção do nosso registro. Assim, o autoquestionamento é muito bem-vindo! Afinal, qual a mensagem que desejamos transmitir com esse texto? As pessoas que o lerem compreenderão o que está sendo proposto?
Perguntas como essas nos fazem pensar sobre o que estamos escrevendo e ajudam a tornar nossa escrita mais clara, precisa e coerente.  É de extrema importância que os argumentos apresentados ao longo do texto sejam claros e bem sustentados, de preferência com um referencial teórico rico.
Pensemos assim, por meio de uma metáfora, é como se costurássemos uma linda colchas de retalhos onde cada pedacinho de pano representasse fragmentos de ideias, inspirações, leituras, reflexões, construções e desconstruções. Sim, porque um bom texto é feito de inúmeras interfaces.
E depois de pronta, essa linda colcha de retalhos necessita ser revisada, rematada. Feito isso, é possível ter a tranquilidade da elaboração de um bom texto. Certeza, de que essa escrita está totalmente pronta e acabada não teremos, pois novos pontos podem surgir, críticas podem a enriquecer.

Para escrever, é preciso ter intencionalidade, humildade, relativização de pontos de vista e principalmente paixão e encantamento.