quinta-feira, 31 de março de 2016

POR UM ANO LETIVO REPLETO DE AMOR...

Um novo ano letivo se inicia! Para 2016 proponho uma receita com doses generosas de amor...
Isso mesmo, AMOR! Sentimento que falta em excesso em nossa sociedade e que deveria ser o gérmen da vida, a base de nossas relações interpessoais. Mas para ela ficar ainda mais completa sugiro colheradas de bom humor, afabilidade e doçura.
Pitadas de sonhos também são essenciais, pois não é possível fazer e viver a educação sem a chave mestra de sonhar!
Sugiro menos olhares inquiridores e mais mãos estendidas. Que muito mais do que conexões de ideias, haja conexão de corações, em prol de uma educação de qualidade feita para e com as crianças.
Eu realmente desejo, nossa eu desejo tantas coisas e sou movida por tantos sonhos que me faltariam linhas para escrever... mas que seja...
Na minha receita não poderia faltar xícaras de empatia, relativização de pontos de vistas, aceitação das nossas imperfeições e a vontade de sempre mudar para melhor! Ah... humildade e tolerância também são essenciais!
Quanta as crianças... Para elas não preciso propor receita alguma, pois são exuberantes por natureza. Elas sim, sabem viver e conviver, dentro se sua simplicidade, lógica perspicaz, criatividade... As crianças são poesia em forma de vida...
Então, sem mais me alongar... e pegando uma carona com nosso querido Paulo Freire: “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. ”
Que tenhamos um ano muito feliz, permeado de boas intenções, inovações e transformações positivas. E que o próximo ocupe um lugar especial em nossas vidas. Que possamos compartilhar sorrisos, tecer ideias, costurar nossas emoções. Acredito que só somos felizes quando nos alegramos com a felicidade do outro.
Que Deus nos proteja e guie nossos passos hoje e sempre!
Dada receita, “bora” trabalhar!