Conversando sobre Infâncias
Iniciamos
uma nova interdisciplina "Infâncias de 0 a 10 anos". A professora
lançou diversas reflexões sobre o conceito de infância, as diferentes infâncias
existentes, a ocupação dos espaços públicos pelas crianças, como uma maneira de
formar cidadãos, o conceito de criança como "nativos digitais",
dentre outros.
Inspiradas
pelo assunto, que ao meu ver é apaixonante, as colegas foram convidadas a falar
sobre suas experiências com a infância. Por unanimidade praticamente todas
falaram sobre sua própria infância, as
brincadeiras que realizavam, das pessoas pessoas que fizeram parte e de todas
as “gostosuras” que esse tempo que já passou desperta na gente!
Graças
a Deus e a minha família, tive uma infância maravilhosa, regada de muito amor,
brincadeiras e trocas significativas. Mas, não é sobre isso que gostaria de falar!
Em meio a troca de ideias e discussões que surgiram ao longo da aula me recordei
do filme que está passando no cinema e que tive a oportunidade de assistir:
Território do Brincar.
A
seguir segue um trecho retirado do http://territoriodobrincar.com.br/o-projeto/,
que explica sobre esse lindíssimo projeto!
“O projeto Território do Brincar é um
trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura
infantil.
Entre abril de 2012 e dezembro de
2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus
filhos, percorreram o Brasil. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas,
quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos
olhos de nossas crianças. Renata e David registraram as sutilezas da
espontaneidade do brincar, que nos apresenta a criança a partir dela mesma.
Em cada encontro surgiam intensas
trocas e diálogos, por meio de gestos, expressões e saberes que foram
cuidadosamente registrados em filmes, fotos, textos e áudios. Um intercâmbio
onde pesquisadores e crianças se encontraram no fazer e no brincar, sempre
aprendendo um com o outro.
O trabalho do Território do Brincar
se amplia ainda mais pela parceria firmada com o Instituto Alana, que é o
correalizador do projeto, pelas escolas que acreditam no valor dessa pesquisa e
são nossas parceiras, pelo apoio da Aliança pela Infância e outras pessoas e
organizações que muito enriquecem essa história.”
Que possamos nos inspirar em experiências
como essa e ampliar o repertório de brincadeiras de nossos alunos! Fica a dica!
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